COMO ORGANIZAR SUAS FESTAS DE FINAL DE ANO

Como Organizar Suas Festas De Final De Ano

Dicas para festa de final de ano em casa.

As celebrações de fim de ano estão chegando e é hora de abrirmos nossas casas para recebermos a família e comemorar o Natal e o Ano Novo.
Preparar a festa e a ceia pode ser simples e gratificante se nos organizarmos por etapas, afinal, são muitos itens que devem ser pensados para tudo sair perfeito.

PLANEJE-SE

Organize tudo com antecedência, desde o número de convidados até os itens de decoração da mesa.
Comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis até 30 dias antes da festa, já que os preços costumam aumentar nas semanas mais próximas à data.

CONVIDADOS

Antes de mais nada, é importante fazer uma listinha com o número de convidados que você gostaria de receber. Saber a quantidade de familiares e amigos que você vai recepcionar, pode te ajudar a pensar no cardápio, quantidade de comida, lugares na mesa e até em quantos presentes você pensa em distribuir.

TUDO CHECADO

Separe tudo o que será usado e deixe à mão para o grande dia: guardanapos passados, prataria limpa e presentes embrulhados.
Uma semana antes, envie um pedido de confirmação de presença. Assim, você pode lembrá-los do horário e do local da festa

MENU

Se a ceia será encomendada, feita pelo anfitrião da casa ou dividida pelos convidados, cabe a você decidir. Lembre-se de caprichar na louça onde o menu será servido. Para um acabamento lindo, use frutas frescas e flores comestíveis

COMO CALCULAR

Se o peru ou chester for o único prato de carne, cada pessoa come de 180g a 200g da receita pronta, sem ossos. Em média, uma ave de 5 kg dá para 12 pessoas.
Para as guarnições, calcule 150 g de arroz por pessoa, 70 g de farofa, 100 g de legumes e 220 g de salada de batatas e folhas. Lembre-se: quanto mais acompanhamentos, menor a quantidade de cada item.

Se servir apenas uma sobremesa, cada convidado come de 180 g a 200 g de pavê ou bolo recheado, e de 150 g a 180 g de torta ou musse. No quesito bebidas, calcule 400 ml de refrigerante ou suco por pessoa, 1 garrafa de espumante para 4 pessoas e 3 ou 4 latinhas de cerveja por convidado.

PRESENTES

Organizá-los em aparadores ou resgatá-los dos armários somente para a hora da troca são sugestões possíveis, porém, colocá-los embaixo da árvore de Natal continua sendo a opção mais divertida.

DECORAÇÃO

A decoração das festas, principalmente a de Natal pode ser feita com objetos que você já possui. Deixar a casa com um clima festivo é fácil e você não precisa gastar muito. Arranjos mais leves e bem distribuídos pelos ambientes dão um ar charmoso a essas datas especiais. Você pode colocar as bolinhas da árvore de natal em potes de vidro para decorar a mesa, ou amarrar fitinhas vermelhas e douradas em velas espalhadas pelo espaço.

CRIANÇAS

Às vezes, os pequenos não estão acostumados a determinado tipo de comida e podem ficar entediados durante a ceia. Nesse caso, é criar uma mini mesa decorada com bolos e doces. “Deixe-a decorada com flores e brilho, repleta de cupcakes, biscoitos e brigadeiros.

PRESENTES

Quem não gosta de ver uma árvore de natal recheada de presentes? Só não podemos nos esquecer que quanto mais convidados, mais lembrancinhas costumamos distribuir e isso pode acabar pesando nas contas. Uma boa opção para economizar e prestigiar todo mundo é o amigo secreto.

Coloque o nome de todos os participantes em um saquinho e sorteie quem vai presentear quem. Você, sua família e amigos também podem estipular um preço mínimo e um máximo para a compra do presente. Assim todos ganham algo do mesmo valor.

presentes para festas de fim de ano

 

Dicas para festa de final de ano da empresa

Depois de um ano repleto de desafios e muito trabalho, chega finalmente o momento em que as empresas e seus funcionários podem finalmente relaxar e celebrar os resultados alcançados.

Em eventos desse tipo, é comum ver funcionários extrapolando. A festa é uma extensão do ambiente de trabalho, logo, o profissional não deve fazer nada que não faria dentro da empresa.

Roupas, consumo excessivo de álcool e postura devem estar entre as preocupações dos colaboradores.

Cuidado com sua roupa

Para as mulheres, roupas muito curtas, transparências e decotes podem ser evitados. No caso dos homens, bermudas, regatas e outras peças que deixem o visual muito informal estão fora de cogitação. Um look esporte-fino é uma aposta mais certa para esse tipo de ocasião.

Não abuse da bebida

Chegar numa festa open-bar é sempre uma tentação. Nas confraternizações, os funcionários têm à sua disposição os mais variados tipos de bebida alcoólica, mas é importante evitar os exageros. Muitas festas acontecem durante a semana, então lembre-se: não deixe a diversão da noite atrapalhar o rendimento do dia seguinte. Aproveite com moderação as bebida e comidas oferecidas na festa e divirta-se, sem criar arrependimentos.

Cuidado com o assédio

Apesar do clima de festa ser favorável para flertes, o evento é corporativo e todos da empresa estarão presentes, incluindo gestores e diretores. Demonstrações de carinho exageradas geram burburinhos entre os colegas de trabalho e podem não ser vistas com bons olhos. Mantenha a discrição e bom senso.

Comparecer é importante

A festa da empresa é um evento social e os colaboradores não são obrigados a comparecer, mas marcar presença é sempre bom. É também uma oportunidade para que equipes e gestores se conheçam melhor, o que no futuro pode contar a favor do funcionário na hora de uma possível promoção, por exemplo.

Atenção nos comentários

As comemorações de fim de ano podem ser uma boa oportunidade para colocar o papo em dia, mas cuidado! A conversa durante o evento não pode virar um “muro das lamentações”. Quem passa a noite reclamando do chefe ou da empresa, além de se tornar o chato da festa, pode ser ouvido por outros colegas de trabalho ou pior, pelo próprio chefe.

Evite assuntos que possam criar situações delicadas, afinal, mesmo que o evento tenha como objetivo comemorar resultados, a diversão e a interação saudável entre os colaboradores são o grande foco.

brindando na festa de final de ano


Como se vestir para as festas de final de ano

Veja os melhores looks para você arrasar nas comemorações de final de ano.

Dicas de final de ano na escola

Quer algumas ideias para preparar uma boa confraternização de final de ano para seus alunos ou colegas? Veja a seguir as dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar!

Amigo-secreto

O jogo começa quando cada participante sorteia um papel com o nome de um colega. O grande desafio é guardar segredo sobre o sorteado, é claro! No dia marcado para a troca dos presentes, por meio de dicas sobre as qualidades e a personalidade do colega, os participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.

Bingo de utilidades

Peça que, no dia da confraternização, cada um leve um brinde, com um valor máximo estipulado. Bons exemplos de brindes são agendas, porta-retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombons. Compre, então, cartelas de bingo e distribua para os participantes, que devem utilizar feijão ou milho para marcar os números. Todos se divertem e ganham algum item!

Caixinha de surpresas

O professor deve preparar uma caixinha com tarefas engraçadas — como imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco ou pular numa perna só — e, depois, sentar-se em círculo com os estudantes. A caixinha deverá circular de mão em mão até que um sinal seja dado. Aquele que estiver com ela nesse momento deverá retirar uma tarefa e executá-la. A brincadeira continua até que todas as atividades sejam feitas.

Teatro e encenação de histórias

Como projeto de confraternização de final de ano, que tal propor um concurso de histórias e finalizar o desafio com uma encenação? Essa dinâmica é composta por duas partes bem distintas e, por isso, é preciso organizar o tempo de execução.

A primeira parte diz respeito à elaboração do enredo, e pode ser feita em grupos ou individualmente. Os alunos e professores elegem um campeão e, como prêmio, a história é encenada por todos os colegas. A encenação pode ser feita na confraternização final da escola, na presença dos pais e professores. Mesmo que nem todos interpretem personagens, todos devem ajudar a montar o espetáculo.dicas de final de ano

Mímica

Uma atividade divertida, que exige coordenação e criatividade, é a mímica. Os professores podem fazê-la com sua turma tendo como base o que foi aprendido durante o ano letivo.

As palavras a serem representadas devem ser divididas em categorias, como pessoas e personagens, animais e plantas, lugares e ações. A atividade também pode ser feita em grupo ou individualmente e quem faz mímica não pode falar. Ganha pontos quem acertar o que está sendo representado e quem estiver encenando, também.

Exposição de arte

Sabe as famosas feiras de ciências que vemos em filmes? Você pode organizar algo semelhante em sua escola no final do ano, mas envolvendo obras de arte criadas pelos alunos.

Essa atividade deve ser planejada com o professor da disciplina de Artes, mas pode também assumir um tom multidisciplinar, envolvendo outras matérias e conceitos — embora todas as criações devam ter um viés artístico. Prepare um local para expor os trabalhos dos alunos e incentive-os a apresentá-los aos pais.

Árvore do crescimento

Essa dinâmica é bem simples e pode ser feita em qualquer sala de aula, desde que tenha uma árvore de Natal. Como na caixinha de surpresas, os alunos se reúnem em um círculo e passam entre si um objeto decorativo, como estrelas, bolas, sinos e Papais-Noéis em miniatura.

Ao sinal, quem estiver segurando o objeto revela um evento marcante que aconteceu ao longo do ano e um aprendizado novo e, depois, se levanta para pendurar seu item na árvore.

Parceiros de leitura

Essa não é apenas uma boa maneira de finalizar o ano letivo, mas também de incentivar a leitura de um livro durante as férias. Pela complexidade, costuma funcionar melhor com crianças acima de 12 anos.

O professor deve pedir que cada um traga seu livro favorito no último dia de aula. Em sala, ele deve escrever o nome de cada aluno em um papel, abaixo da seguinte frase: “Seu parceiro de leitura este ano é…” e sortear. Cada aluno deve emprestar seu livro pelo período das férias ao parceiro sorteado. Os livros são devolvidos no próximo ano, e os dois poderão trocar ideias sobre a leitura.

Balão da motivação

Essa atividade pode ser feita com todos os alunos da escola na festa de final de ano ou com cada turma separadamente. Peça que cada aluno escreva uma mensagem motivadora em um pedaço pequeno de papel e o insira em um balão, enchendo-o depois.

Ao sinal, todos devem jogar os balões para cima. Assim, cada estudante receberá diferentes e criativos votos de boas festas!

Cartões personalizados

Essa atividade deve ser feita apenas com crianças da pré-escola que ainda não foram alfabetizadas. Como última tarefa, peça para que cada uma traga de casa um recorte pequeno de revista. Pode ser um animal, um objeto pessoal, um fenômeno natural, enfim, o que mais despertar sua imaginação.

Na sala de aula, o professor entregará aos alunos uma folha sulfite dobrada ao meio, no formato de cartão. Eles deverão, então, colar o recorte na parte interna do cartão e completar o desenho, inserindo algum complemento com tema natalino. O cartão pode ser dado aos pais no dia da confraternização!

Vídeo da retrospectiva

Esse é um projeto muito interessante, especialmente para escolas que realizam eventos diversificados ao longo do ano. Cada turma deve se responsabilizar por reunir fotos e memórias de viagens, gincanas e momentos marcantes e compilar um vídeo de, no máximo, cinco minutos, em programas gratuitos de edição, como o Windows Movie Maker. Depois, fica sob responsabilidade da escola unir todos os vídeos em um único arquivo e adicionar as músicas selecionadas pelas turmas como trilha sonora.

Recital

Quando chega o final do ano, muitas escolas organizam apresentações de danças ou encenações com temas natalinos. No entanto, é interessante ir além e celebrar o interesse e o conhecimento que algumas crianças e jovens têm da música.

O recital é uma iniciativa de médio a longo prazo, e pode ser organizado ao longo do segundo semestre. Idealmente, um professor especialista em música pode ser contratado para ajudar a montar o evento. Lembre-se de que ele deve ser multi-idade, encorajando, assim, a interação entre estudantes de diferentes turmas.

Placar da autoestima

Para finalizar, a escola pode encomendar um painel branco com uma abertura oval na qual seja possível encaixar um rosto. O painel deve ser feito ou forrado com um papel no qual seja possível escrever.

A peça deve ficar no centro da escola durante a última semana de aula e receber a contribuição dos alunos, que escreverão elogios e qualidades que percebem em si mesmos e nos colegas. No dia da confraternização, essa peça pode ficar na entrada do local e cada aluno convidado a tirar uma foto com ele.

Descubra os melhores pratos para servir nas festas.


Itens relacionados:

FONTES:

  • www.buffetpetitcomite.com
  • www.escolaweb.com.br
  • www.catho.com.br

Como Organizar Suas Festas De Final De Ano
5 (100%) 1 vote