evento cultural em sp

Eventos Culturais em SP

Falar de evento cultural em São Paulo é muito fácil e ao mesmo tempo confuso, só olhar ao redor que você vai perceber que a cidade está tomada pela arte e pela cultura, são esculturas em diversas praças e parques, museus para todos os gostos e em muitos bairros, pinturas enormes em prédios e pontes por todos os lados, a própria arquitetura, enfim a cidade de SP é cultura. Os eventos podem estar acontecendo como eventos públicos na rua ou fechados dentro de um belo salão em formato de vernissage, talvez em um auditório de algum SESC em forma de música ao vivo ou um rápido coquetel de lançamento de um livro em alguma das maravilhosas livrarias que possuímos.

auditório
Grafite em SP

Evento cultural

tipos e formatos

Uma lista dos diversos tipos de eventos culturais que existem e algumas dicas:

  • ESPETÁCULO DE DANÇA
  • TEATRO
  • VERNISSAGE
  • EXPOSIÇÃO
  • CONCERTO
  • SHOW
  • FESTIVAL
  • ÓPERA

Como surgem eventos em SP

São tatos eventos de todas as categorias que surgem todos os dias só em São Paulo que nem as empresas de comunicação mais ágeis conseguem divulgar todos, como é o caso da UOL entretenimento, onde em poucos minutos você já percebe as novidades “brotando” site a cima… Outro bom canal para se informar sobre eventos em SP e outras regiões também é o RPC da Globo, site da rede globo bem atualizado que traz notícias diárias sobre todos os tipos de eventos.

Falamos aqui apenas de shows de música, cinema, teatro, TV, mostras, literatura, arte e lazer. Se quisermos saber sobre outros tipos de eventos precisamos buscar por horas e ainda assim muitos não são cobertos. Alguns se perdem e se misturam com o turismo, ai sim fica impossível de conseguir acesso sem estar assinando um Feed ou recebendo alertas no email, que por sinal temos gratuitamente uma ótima ferramenta a disposição o Google Alerts, é só possuir uma conta de email cadastrada e solicitar os alertas, fácil e muito importante nesta época de tanta informação, vai a dica!

O BNDS investe em eventos culturais

De uns tempos pra cá algumas instituições governamentais vem dando muito apoio aos projetos culturais no país, isto é fato. Não quero aqui discutir política e nem valores, só me ater ao fato que se você trabalhar com eventos culturais terá maior quantidade de recursos disponíveis para patrocínio e incentivos que qualquer outro tipo de eventos. Como você pode ver abaixo.

O banco abre as suas inscrições para patrocínio em projetos sobre eventos culturais que são direcionados a feiras e espetáculos musicais.

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está recebendo, a partir desta segunda-feira (11), inscrições para o segundo período anual de seleção de eventos culturais nas categorias de Música e Literatura a serem patrocinados pela instituição. Os projetos selecionados nesta etapa devem ser realizados no período de 1º de setembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017. Mais informações no site do Portal Brasil.

Ministério da Cultura

mapa da cultura paulista

Patrocinado pela iniciativa privada

Muitos são os ganhos institucionais para empresas que financiam eventos culturais e este tipo de prática já esta inserida nos planejamentos de marketing das grandes empresas porque elas perceberam as grandes vantagens inerente a estes projetos.

Elabore um projeto bem detalhado onde demonstre grande segurança e capacidade de gestão que você já tem meio caminho andado para aprovar um patrocínio. As empresas não querem dor de cabeça, tem que estarem seguras, pois sabem também dos riscos a imagem de um evento descuidado. Cerque-se de parceiros sérios e forme uma equipe de qualidade, repasse todos os detalhes do evento exaustivamente para ter certeza de que não esqueceu de nada e boa sorte!

Não é necessário possuir o cliente para isso, uma boa ideia e um ótimo planejamento são muito mais importantes.