TIPOS DE EVENTOS

coquetel

Coquetel

Dentro evento corporativo, evento cultural, evento social

Os tipos de eventos e suas características principais

alguns disponíveis nos tópicos acima

Eventos podem ser definidos como “acontecimentos”, solenes ou não, realizados no cotidiano das pessoas e das organizações a toda hora. Sabe-se que ocorrem desde o aparecimento do homem, e tornaram-se importante ferramenta de crescimento e convívio social. Ao participar de eventos, o ser humano pode trazer benefícios à sua vida pessoal e profissional, ampliando conhecimentos, interagindo com as pessoas e vivenciando novas experiências.

Os eventos tem como foco mais importante, na maioria das vezes, comunicar ao seu público alvo aquilo que tem de moderno e inovador, realçam produtos e serviços, promovem pessoas e empresas.

Apesar de serem classificados por tipos os eventos têm apresentado inovações em seu cerimonial, seja pela tecnologia existente, seja pelo local ou decoração, ou pelo entretenimento.

Podemos classificar os tipos de eventos por:

                                                                                                                                                           

  • abrangência;
  • dimensão e  porte;
  • público;
  • área de interesse;
  • frequência;
  • localização;
  • finalidade;
  • época de realização;
  • características gerais.

 

E também podemos citar os temas definidos mais vistos atualmente, que são:

 

  • Simpósios;
  • Seminários;
  • Congressos;
  • Conferência;
  • Curso;
  • Fórum;
  • Palestra;
  • Workshop;
  • Encontro acadêmico;
  • Mesa-redonda;
  • Painel;
  • Jornada;

 

 

Simpósio

Relacionada com palestras acadêmicas e geralmente é utilizada na área científica. É uma reunião onde temos especialistas e um moderador que conduz o evento. Nele são apresentados e discutidos temas específicos, com a finalidade de gerar maior entendimento da temática ou gerar opiniões. O público pode fazer perguntas e expor seu ponto de vista, apresentando e discutindo suas ideias para gerar questionamentos.

 

 

Seminário

Funciona como um debate, mas sem o intuito de chegar a conclusões definitivas. Têm o objetivo de fomentar a discussão de determinados temas, trazer novas capacidades e incentivar o aprendizado de coisas novas e diferentes com a instrução de profissionais especializados.

É um dos tipos de eventos mais comuns no meio acadêmico. Ele é comandado por um orador e  dividido em três momentos: exposição, discussão e conclusão. Essas fases são importantes para seguir a linha de raciocínio e construção narrativa do evento.

 

 

Congresso

É uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias. O congresso pode ser uma boa ocasião para resolver questões pendentes por parte da assembleia em questão. É conduzido como um grande encontro que dura poucos dias ou até mesmo uma semana, onde o assunto é apresentada de diversas maneiras.

Os congressos podem ter portes regionais, nacionais e internacionais, dependendo do seu público.

 

 

Conferência

Exposição oral sobre um tema. É um tipo de evento mais formal, que reúne especialistas importantes para debater uma temática. O debate é orientado por um presidente de mesa, que é responsável por conduzir o evento.

Entre as suas formalidades está a necessidade de um orador, o presidente de mesa, que coordena as apresentações e debates, serve como moderador que seleciona as perguntas para serem feitas aos especialistas. Geralmente as perguntas são formuladas por escrito e entregues pelos participantes à produção.

 

 

Curso

Preleção de qualquer disciplina, matéria, ponto etc. É aquele tipo de evento que leva o participante a aprender novas áreas, capacitando-o por meio de aulas com profissionais qualificados.

Pode ser  como teórico, prático ou teórico-prático. Será estabelecida através de seu tema e de seus organizadores. Os cursos também podem ter curta ou longa duração.

 


Fórum

Assembleia ou reunião de pessoas competentes numa dada área, cujo propósito é debater uma questão específica ou uma ordem de trabalhos dessa área e deve ser moderado por um profissional que tenha domínio sobre o tema.

É aquele evento que você pode e deve expor a sua opinião. Além de ser permitida, a participação da plateia é essencial nesse evento. No fórum, a maior quantidade de opiniões e a exposição de diversos tipos desses pontos de vistas servem de incentivo para o posicionamento da plateia.

 

 

Palestra

É um tipo de conferência sobre determinado assunto ,cultural ou científico onde visa a troca de idéias entre pessoas.

O andamento da palestra é conduzido por um profissional de certa área que irá apresentar seu trabalho, pensamento, carreira ou até sobre como a sua vida foi construída. Isso vai depender da temática do seu evento e do próprio palestrante. A palestra normalmente tem uma liberdade para o público fazer perguntas no final da apresentação.

 

 

Workshop

Workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessadas em um determinado assunto. Pode ser também uma atividade para discussão sobre um tema que é de interesse para todos.

Um workshop é uma espécie de seminário, grupo de discussão ou colóquio que enfatiza a troca de ideias e a demonstração e aplicação de técnicas e habilidades.

Em geral, workshop é uma exposição ou mostra de trabalhos, e normalmente são realizados em locais diferentes dos habituais, como fazendas, estâncias, lugares turísticos, hotéis e muito mais, para as pessoas poderem sair de sua zona de conforto.

O workshop pode ser aplicado dentro de outros eventos, como por exemplo um workshop de “Como planejar o TCC” dentro de um evento universitário, e também como um evento autônomo.

 

 

Encontro acadêmico

Assembléia com o objetivo de discutir assunto de interesse comum entre determinado grupo de pessoas. Pode ser político, social, religioso, científico, cultural, etc…

Um encontro acadêmico ocorre quando pessoas que participam da mesma categoria de área de atuação se encontram para discutir temas relevantes em suas áreas. Essa discussão pode vir de uma necessidade da classe ou uma nova temática a ser debatida.

O encontro tem o intuito de debater pautas atuais, corriqueiras e até polêmicas, quem sabe até podendo encontrar alguma solução que seja aprovada para os respectivos problemas.

 

mesa redonda

 

Mesa-redonda

Rodas de conversa que facilitam o bom diálogo entre todos os presentes.

São reuniões onde são convidados para compor o debate pesquisadores ou profissionais especializados no tema que a mesa se propõe.

Normalmente os participantes apresentam suas opiniões e visões gerais sobre o  assunto em uma apresentação com tempo pré-determinado. Após as apresentações, os membros debatem entre si, sendo possível que as perguntas da plateia estejam no meio da discussão ou alocadas para o final do debate.

 

 

Painel

Diferente de outras reuniões, os painéis são encontros entre especialistas que debatem entre si uma temática. O público não tem o direito de formular perguntas ou expor opiniões.

Sendo assim, o painel transfigura uma reunião somente entre os especialistas e com espectadores. Semelhante à mesa-redonda, o painel é regido por um mediador.

 

 

Jornada

As jornadas são encontros entres grupos profissionais que podem discutir e definir caminhos para norteá-los diante de suas profissões. Nas jornadas, os grupos levam temas a serem discutidas e que sejam interesse de todos, para que possam encontrar uma solução como resultado. As jornadas podem durar algumas horas ou até dias.

 


Fontes:

  • blog.doity.com.br
  • www.significados.com.br
  • www.dicionarioinformal.com.br
  • www.lexico.pt

Tipos de eventos
3.8 (75.56%) 18 votes