Tipos de trajes

Conhecer a forma de se vestir em cada ocasião é importante, pois se sabe que a aparência geral causa a primeira impressão. Existem trajes indicados para cada tipo de evento, e principalmente se vier apontado no convite, deve-se respeitar este código. Roupas que não estão de acordo com a situação podem causar constrangimento, segundo a etiqueta, aos anfitriões e à pessoa convidada. Seguem algumas dicas:

 

Esporte

Traje solicitado em um almoço com amigos, festa de crianças, churrasco, batizados e exposições. O grau de informalidade deve ser adequado à ocasião e ao local do evento. Quando especificado em convite esse tipo de traje, a dica mais certa é usar saias ou calças da estação, uma camiseta ou suéter coloridos, terninhos, vestidos de alcinhas; ou calça e camiseta branca. Os tecidos recomendados são crepes, algodão, linhos, tecidos com stretch (verão); veludos, malhas, camurças (inverno). Também podem ser usados acessórios esportivos, como sapatilhas, botas, sandálias baixas; bolsa maior.

 

Passeio

Usado em eventos um pouco mais formais, tais como: almoços, vernissages, conferências, coquetéis, teatro, entre outros. Ao especificar este tipo de traje em um convite, quer dizer que o evento requer um pouco mais de formalidade. A dica para o traje correto é: blusas, túnicas, calças, vestidos, tailleurs calça/saia, com um pouco mais de elegância e sobriedade. Os tecidos podem variar conforme a temperatura, mas recomenda-se algodão, linho, veludos, camurças, malhas e tricô. Os acessórios podem ser mais vistosos, sapatos ou sandálias de salto médio a alto, e bolsa maior para o dia ou pequena para a noite. Para os homens, se for um evento diurno, recomenda-se camisa e blêizer ou terno claro com ou sem gravata, dependendo da ocasião. Se for noturno, terno e gravata.

 

Passeio completo ou social

Usado em jantares, coquetéis, concertos, casamentos, entre outros, que demandam maior formalidade no traje. Quando determinado no convite esse tipo de traje, significa que as pessoas devem vestir-se com maior apuro. As mulheres podem portar vestidos, saia/calça com maios brilho, decotes e transparências. A ocasião pede tecidos nobres como: georgettes, chiffons, musselinas, xantungues ou rendas. Os sapatos ou sandálias podem ter salto mais alto, e as bolsas são pequenas. É permitido o uso de jóias ou bijuterias vistosas, além de maquiagem mais evidente.

 

Black-tie ou rigor

Esse tipo de traje é para eventos de gala como premiações de entidades, etc. Os trajes corretos para esses momentos são vestidos longos ou até mesmo curtos, mas com requinte. É permitido o uso de decotes, transparências, brilhos, bordados, rendas, etc. Recomendam-se tecidos nobres como brocados, tafetás de seda, xantungues, zibelinas, georgettes, etc.Os acessórios podem ser mais vistosos, e sapatos ou sandálias de salto alto. Recomenda-se para os homens smoking com gravata-borboleta. Os sapatos devem ser lisos de verniz ou pretos de couro e de amarrar.

Black tie = Gravata preta - expressão criada para designar o Smoking.

JACQUET: também denominado jaquette ou chaqué, é um traje de etiqueta diurno usado em cerimônias oficiais e protocolares, ou em casamentos com grande etiqueta.

FRAQUE: no convite também pode figurar white tié. É reservado para grandes solenidades e de etiqueta rigorosa, à exceção de atos acadêmicos ou religiosos de especial relevância.