Cogumelos para Tratamento da Depressão
Inclusive, existem projetos em andamento para legalizar o uso de cogumelos para tratamento psiquiátrico nos EUA. Ainda assim, McKnight ressalta os riscos e a maneira correta de se utilizar esse tipo de droga. O psiquiatra Curtis McKnight, do Centro Médico St. Joseph, no estado do Arizona, revela que o uso controlado de cogumelos pode ser benéfico para o tratamento de comorbidades como a depressão e outros transtornos. A fase 2 e 3 do estudo se concentrará em descobrir se o psicodélico é eficaz para a depressão. “Precisamos de mais ensaios e estudos antes de testar a substância em deprimidos. Mas esses estudos estão em andamento e devem ser concluídos nos próximos cinco anos”, afirma Rucker. Segundo o acadêmico, a pesquisa da psilocibina está em desenvolvimento clínico para depressão em centros nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
O intuito deste artigo é servir como base para o início dos seus estudos. O ultimo passo na identificação é caracterizar o azulamento da estipe. Para isto, colete um cogumelo, pressione uma parte da estipe até esmagá-la. , são fungos que nascem naturalmente em esterco de gado e são utilizados em cerimônias e rituais religiosos há milhares de anos por diversos povos e culturas, entre eles os Maias, Astecas e Mazatecas no México. Indivíduos com histórico familiar de esquizofrenia ou doença mental de início precoce enfrentam um risco maior de uma reação psiquiátrica adversa à psilocibina.
O pesquisador ressaltou que o caminho deve ser por meio de pesquisas científicas e no caso dos Estados Unidos com a autorização do FDA (agência reguladora de medicamentos). “Tampouco entendo porque estão chamando isso de legalização dos cogumelos”, indaga o neurocientista, responsável pelo primeiro estudo no Brasil com MDMA para TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Segundo ele, deve acelerar internacionalmente as pesquisas com psilocibina e as expectativas com a criação de centros de psicoterapia aliada ao uso da substância. “Embora ainda seja uma política isolada, internacionalmente, indica cada vez mais alguns caminhos que devem ser ampliados no futuro breve.”
Embora esses resultados indiquem um efeito terapêutico proveniente da psilocibina, os pesquisadores alertam que foram poucos os pacientes testados. Portanto, não se deve tirar conclusões precipitadas sobre esses efeitos. O estudo tem um tamanho pequeno e não foi realizado com a comparação do placebo, mas a psilocibina parece ter sido confirmada como um antidepressivo ou para tratamentos de ansiedade. Os resultados foram obtidos de 24 pacientes apresentando sintomas depressivos persistentes no período de dois anos antes do ingresso ao estudo. Desses voluntários, 71% observaram uma redução de mais de 50% nos sintomas de depressão após quatro semanas, disse o estudo.
Mais Eficaz Que Antidepressivo
Um exemplo é o uso de cogumelos, que fazem com que nosso corpo perceba coisas que não estão acontecendo, ou seja, causam alucinações. Pesquisas na área de saúde buscam cada vez mais métodos alternativos para tratamentos de diversas doenças. Após anos de estudos sobre a maconha, hoje seus efeitos são reconhecidamente benéficos para várias doenças. E agora, é hora de olhar pra outras substâncias e entender a possibilidade de utilizá-las como recursos terapêuticos seguros para a população.
Existem cerca de 1000 espécies de cogumelos registradas e mais de 200 são conhecidas com propriedades alucinógenas. No Brasil, as espécies com esta propriedade encontram-se no gênero Psilocybe, Panaeolus e Pluteus. As substâncias responsáveis por este fenômeno são compostos conhecidos como alcaloides indólicos derivados do aminoácido triptofano.
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, é autor do livro “Filhos Crescidos, Pais Enlouquecidos” , vencedor do Prêmio Jabuti em 2007. “O que podemos afirmar até o momento é que a terapia assistida por psilocibina, feita de modo intermitente e fornecida em um ambiente hospitalar seguro, contrasta com a necessidade de se tomar um antidepressivo todos os dias em casa”, explica o britânico. “Tem empresas fabricando psilocibina para pesquisas, com capital aberto na bolsa de valores”, ressalta a antropóloga. A antropóloga conta que no Canadá a psilocibina está seguindo o mesmo caminho que a cannabis tomou, ou seja, pequenos produtores lutando para criar um mercado legal. “Há grupos criando lojas online e militando a favor da psilocibina”, diz. Da ala mais cautelosa, o neurocientista Eduardo Schenberg, diretor do Instituto Phaneros, mostrou-se ainda um pouco cético.
Eu cheguei na Universidade Johns Hopkins para estudar psicofarmacologia há 3 anos, quando eles já vinham fazendo esse tipo de experiência. Um deles comparava os efeitos de uma alta dose de psilocibina com uma dose de ritalina. Eu quis estudar a mudança de personalidade nos voluntários desses dois estudos, onde tivemos 64 voluntários. Os efeitos alucinógenos iniciam-se cerca de 20 a 30 minutos após a ingestão de um cogumelo rico em psilocibina. Vale destacar que os efeitos alucinógenos podem durar até oito horas. A psilocibina chama a atenção de pesquisadores como um possível tratamento para outras doenças além da depressão.
Uma turma recebeu 10 mg, outra recebeu 25 mg e a última turma ganhou somente um placebo. Na dosagem correta, e fora das veias, o tratamento, segundo o especialista, não representa risco de vida para os pacientes. Sem participar do estudo e analisando o cenário geral do estudo, o médico psiquiatra titular da Associação Brasileira de Psiquiatria , Marcelo Avelato, aponta que o que se conhece sobre os usos terapêuticos de psicoativos ainda é muito limitado. A psilocibina ganhou popularidade na década de 1960, junto com o alucinógeno LSD (ácido lisérgico) na época do movimento hippie. No entanto, não obteve a mesma popularidade que o LSD, por mais que seus efeitos fossem similares. A psilocibina, O-fosforil-4-hidróxi-N,N-dimetiltriptamina, fórmula C12H17N2O4P -284.25 g/mol, é uma substância sólida (T.F. ° C) nas condições ambiente.
Isso não significa que é seguro tomar psilocibina fora de um ambiente médico”, afirma. Psilocibina, uma substância psicodélica encontrada em um tipo de cogumelo, é segura para o consumo por pessoas mentalmente saudáveis, aponta estudo em fase inicial.
No Tratamento De Doenças Mentais
Muitos alucinógenos possuem estrutura química semelhante às substâncias biológicas denominadas indolaminas, que são aminas biogênicas. Elas contêm um anel indólico, que é simplesmente um anel benzênico fundido a um anel de 5 membros contendo nitrogênio. Um exemplo importante é a serotonina (5-hidroxitriptamina, um neurotransmissor que exerce considerada influência sobre o ato de despertar, a percepção sensorial, emoção e importantes funções cognitivas). A Medida 109 do Oregon, que dará acesso legal à psilocibina para tratamento de saúde mental em ambientes supervisionados foi aprovada com uma margem de 55,8% e mais de 2 milhões de votos.