Vamos supor que você tenha encontrado vários débitos ao pesquisar pelo seu veículo, será preciso acertar as contas para não sofrer com as punições que podem acontecer ao rodar com o veículo irregular. Se você não tem todo o dinheiro em mãos, existe a possibilidade de parcelar os débitos do veículo. Ao comprar um veículo, por exemplo, algumas multas podem levar alguns dias para serem enviadas fisicamente para o proprietário antigo. Se você preferir pode fazer a consulta através do site do Detran do seu Estado, mas será necessário fazer um cadastro prévio. Além disso, pelo site do Detran não é possível fazer o parcelamento no caso de encontrar pendências atrasadas, entretanto, em alguns Estados, você terá a opção de fazer o pagamento via boleto.
Quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos, possa voltar a circular. Isso porque o carro recuperado legalmente precisa do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Conte com a facilidade do sistema do DOK Despachante para auxiliar você na consulta de seu Renavam e de todas as informações associadas à ele. Já o número de Chassi é o código de identificação do veículo, contendo as informações sobre seu modelo e onde e quando foi produzido. Este código é composto por letras e números em um total de 17 caracteres. Para esta situação o prazo para comprovação através da alteração de propriedade é de 30 dias.
São registradas em um banco de dados diversas informações como ano de fabricação, data de registro das informações pelo fabricante ou importador, emplacamento, alteração de propriedade, estado e características. A licença deve ser paga anualmente e geralmente nos primeiros meses do ano junto com o IPVA, salvo alguns estados brasileiros que permitem o pagamento de acordo com o último número da placa do veículo. Agora, se você não se encaixa em nenhum dos critérios acima citados, então você precisa pagar anualmente o IPVA, e nesse caso a consulta de débito é ainda mais importante. Portanto, se você tem um carro que foi produzido em 2003 em São Paulo, não precisará pagar IPVA em 2024. O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e por ser um tributo deve ser pago à Secretaria da Fazenda. Esse tributo é comumente mais caro que o licenciamento e não gera multa ou infração de trânsito quando atrasado, mas impossibilita a emissão do CRLV.
Qual a importância de consultar os débitos dos veículos?
CRV – Certificado de Registro de Veículo – O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é documento indispensável para a transferência de propriedade de qualquer veículo. Alguns débitos Histórico veicular precisam ser pagos em conjunto, segundo exigência do Detran. Quando a ferramenta do PAN exibir a listagem de débitos, informará os débitos que devem ser pagos em conjunto.
Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina
Porém, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o seu não pagamento pode ser considerado um fator de impedimento para a regularização do Licenciamento. Em alguns casos, veículos com restrições financeiras ou judiciais são vendidos de forma ilegal, sem que o comprador saiba da situação, o que pode resultar em perda do veículo e prejuízos financeiros. Para ter acesso aos débitos e restrições de veículos de terceiros, é preciso entrar no link do Detran de seu estado, disponível abaixo, preencher a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel. Na Autolist, inclusive, você pode utilizar a consulta específica de Débitos e ter acesso a diversas informações sobre restrições, multas, impostos, bloqueios, dados cadastrais do automóvel, enfim. Um quadro completo para que você possa fazer uma análise aprofundada e tomar a melhor decisão. O registro de débito indica que o atual proprietário não cumpriu com as obrigações financeiras referentes ao veículo.
Para saber mais sobre o assunto, basta ler este artigo até o final. Como mencionado anteriormente, gravame é um registro exclusivo do Detran que se aplica a veículos comprados por meio de financiamento. Ele foi criado com o objetivo de organizar os registros e evitar que compradores e vendedores omitam informações importantes das financeiras.
Posso pagar o IPVA junto com o Licenciamento?
Em caso de multas, é necessário lembrar também que estas costumam ser atreladas ao proprietário do veículo. Por isso, para evitar dores de cabeça, vale a pena fazer o comunicado de venda. Basta apenas acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do Estado, informar o número do Renavam e então ver quais são os valores que você possui de débitos. Dá para consultar o débito de um carro também pela placa, tanto no site do Detran, como no portal da Polícia Rodoviária Federal. Em ambos os casos, você pode clicar em “Consulte aqui”, informar o número e então ver o valor que possui em aberto.
É de extrema importância que o interessado em comprar um veículo seminovo conheça o histórico do automóvel. Assim, o consumidor não é pego de surpresa com multas e impostos atrasados, por exemplo. Explicamos como consultar débitos de veículos e onde checar se o carro ou moto tem alguma pendência na justiça. Fazer a consulta de débitos veiculares é fundamental para evitar algumas dores de cabeça, principalmente em situações de compra e venda/transferência, além de evitar a apreensão do veículo em caso de transitar em condições irregulares.