Evento SP

Dia Mundial Do Meio Ambiente

Dia Mundial Do Meio Ambiente

O pensamento do neoliberalismo é o de que deve existir uma aberta concorrência entre a produção para devolver o crescimento do desenvolvimento econômico e definindo que o Estado somente interfira para reprimir os excessos que possam desestruturar o andamento do mercado, a exemplo do tratamento de efluentes funcionamento de carteis. Porém, atualmente, existe uma desconfiança referente a essa teoria, pois apesar de iniciativas analisadas como excelente, ainda existe as consequências prejudiciais da economia, incluindo exclusão social e desemprego, impedindo o crescimento dos países.

Diante desse cenário, ações de preservação da natureza tornam-se indispensáveis, tanto por parte dos governantes, que devem estabelecer regras e limites para a utilização dos recursos naturais, como de cada um dos indivíduos no seu dia a dia. A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

A educação ambiental corresponde aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente. No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, define os instrumentos para proteção do meio ambiente. É considerada o marco inicial das ações para conservação ambiental no Brasil. Para que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade é necessário o envolvimento de todas as pessoas e nações do planeta.

Sendo assim, a solução para atingir a harmonia almejada pelo desenvolvimento sustentável, ou seja, a harmonia entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, definidos pela Constituição Federal como importante para a qualidade de vida, perpassa pela interferência do Estado, por meio de incentivos que estimulem a proteção e a preservação ambiental.

Nesse sentido, no Novo Código Florestal, em seu Capítulo X, está criado um sistema geral de incentivos a proteção do meio ambiente através de instrumentos de compensação ambiental, mas a previsão detalhada a respeito de como será o funcionamento do Pagamento por Serviços Ambientais ainda não foi regulamentado. Havia um Projeto de Lei que estava tramitando no Congresso Nacional, que tratava dessa temática, era o PL n.

Consciência Ambiental

Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho. Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias.

Os crescentes acidentes ambientais e transformações climáticas apontam para o desequilíbrio que o meio social está gerando no meio ambiente, processo no qual o ser humano ao mesmo tempo pode ser o agente transformador e modificador. Tendo em vista as constantes e rápidas mudanças acerca dos assuntos ambientais, faz-se necessária a constante capacitação do corpo docente das escolas, para a correta sistematização dos conteúdos e práticas, dando luz a ideias relevantes e atuais, visando a se obter sucesso em suas práticas e projetos.

Importante destacar que é muito importante o estabelecimento de prioridades a serem cumpridas, ou seja, estabelecer metas a serem atingidas em referência à quais áreas com prioridade de atendimento. Ressaltamos que o Espírito Santo, apesar de não ter sido o primeiro estado da a criar uma lei sobre o PSA, foi o primeiro a regulamentar o programa e implementá-lo, conforme as pesquisas indicaram. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural foi constituído com o objetivo de otimizar e racionalizar os serviços prestados às famílias rurais do Estado do Espírito Santo.

O sucesso obtido pelo Incaper na implementação de suas ações ao longo dos anos se deve à integração e mobilização junto a instituições governamentais e não governamentais. As parcerias vão desde as associações de produtores das diversas comunidades rurais capixabas, passando pelas Prefeituras Municipais, instituições de fomento, Secretarias de Estado e instituições de âmbito nacional e internacional. No Espírito Santo também temos instituições governamentais em apoio a questão ambiental, a exemplo do IDAF e INCAPER. Também temos o Programa Reflorestar, lançado em 2011, com o objetivo de recuperar e preservar áreas da Mata Atlântica, além de conservar o solo e a biodiversidade ali existente e também gerar rendas ao produtor rural que preservar e conservar.

Ao adotarmos essa forma de preservação ambiental, estamos contribuindo e ressarcindo os que protegem e preservam o meio ambiente, são os chamados provedores-recebedores. Antigamente, o meio ambiente era tido como ilimitado e infinito, fato que colaborou pela falta de legislação mais severa quanto a temática, mas atualmente, o que percebemos é exatamente o inverso, o que ensejou mudanças urgentes, desde a legislação até a forma de tratamento dada por cada cidadão à natureza e aos serviços por ela prestados.

A propagação do Pagamento por Serviço Ambiental surgiu como alternativa à degradação ambiental, pois, essa oferta faz com que determinadas condutas sejam adequadas à preservação ambiental, gerando probabilidade de condutas adequadas ao meio ambiente. Porém, esse pensamento acaba gerando um dano muito maior para a natureza e ao meio ambiente e em consequência, para toda a sociedade, uma vez que muitas dessas áreas não foram respeitas em decorrência de uma visão capitalista do dono da terra.

Sair da versão mobile