Evento SP

Casamento

casamento

Dicas para quem vai casar

 

O casamento perfeito atualmente se tornou o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo, entretanto, na maioria dos casos os indivíduos imaginam que o problema é sempre o mesmo, o dinheiro. Contudo, podemos lhe dizer que nem tudo se trata do dinheiro, pois muitas coisas estão além desse quesito.

 

Quando falamos em casamento é possível notar diversas questões que precisam ser avaliadas, pois caso você ainda não saiba, por mais que um casal tenha dinheiro, se não houver um bom planejamento, as coisas podem não funcionar.

 

Bom, por conta disso, hoje decidimos trazer um tema muito interessante: Dicas para quem vai se casar!

 

Caso esteja em seu planejamento ter um dos melhores casamentos já feitos, nos acompanhe durante esse artigo e confira as melhores dicas para a organização total da sua cerimônia.

 

 

Planejamento Necessário

 

Como citamos um pouco acima, para ter um casamento bem organizado é muito importante que você tenha o planejamento correto. Essa é a etapa principal do processo, pois serve para você não se esquecer de absolutamente nada e criar uma melhor visão do casamento dos seus sonhos. Por isso, decidimos focar esse artigo em dicas dentro do seu planejamento.

 

Em alguns casos, os noivos ficam tão empolgados que se esquecem de contratar um fotógrafo, por exemplo, algo que é muito difícil de fazer em cima da hora. Além disso, o planejamento evita que você gaste muito dinheiro, pois com ele você sabe ao certo a quantidade de dinheiro que será necessária para fazer a cerimônia. Na realidade, o planejamento te trará somente benefícios, mas qual seria a melhor forma de organizar a sua cerimônia?

 

Para te ajudar, a seguir você poderá conferir alguns pontos que precisam ser decididos com a maior antecedência possível.

 

Data do casamento

 

O ideal é que você comece a decidir pela data do seu casamento. A primeira dica é que você escolha por um dia que não seja feriado, pois geralmente o aluguel de imóvel, Buffet e outros serviços acabam sendo mais baratos.

 

Você já notou que no ano novo, por exemplo, o aluguel de um imóvel chega a duplicar? Pois é, para evitar pagar o dobro em tudo, evite datas “especiais”. Escolha uma data no final de semana para facilitar a ida de familiares ou amigos e que não seja feriado, para assim conseguir economizar ainda mais.

 

Por fim, escolha uma data avaliando o tempo disponível para organizar tudo. Geralmente os casais escolhem o dia disponibilizando meses para organização, ou até mesmo um ano para que tudo seja perfeito e siga de acordo com o planejado.

 

Lista de convidados e padrinhos

 

Para ter uma base de local da festa, comida e bebida ou até mesmo dos convites é essencial que você faça antes uma lista de convidados e também dos padrinhos. Deixar isso para cima da hora é um problema, por isso, junte-se com seu parceiro (a) para assim decidir quem comparecerá a cerimônia.

 

Essa etapa é também indispensável para que você consiga fazer os convites dos seus convidados com bastante antecedência, aumentando as chances de eles irem ao casamento.

 

Convites

 

Agora que vocês possuem a lista de convidados e padrinhos, chegou a hora de pensar no convite. Na maioria dos casos, o casal investe um bom dinheiro nos convites porque prefere algo mais elegante.

 

O interessante nesse passo é que você decida se quer algo elaborado ou algo simples e também o modelo de convite que você prefere. Além disso, nessa etapa é legal que você já comece a buscar por empresas que fazem convites de casamentos bonitos e com um preço mais em conta.

Locais para cerimônia e festa

 

Na maioria das vezes os noivos conhecem somente as cerimônias em Buffet ou até mesmo em salão de festa, mais conhecidos como casamentos tradicionais. Entretanto, podemos te dizer que há sim variados tipos de casamentos e que na maioria das vezes as cerimônias são completamente diferentes e inesquecíveis.

 

Com certeza agora você deve estar curioso para saber alguns exemplos de locais diferentes para realizar uma cerimônia, então vamos logo te dar exemplos dos melhores tipos de casamentos!

 

Igreja

 

Normalmente é comum que os casais decidam se casar na igreja que frequentam, ou em outros casos, os dois preferem fazer o casamento e a festa somente em um local, que seria o imóvel alugado. Nessa etapa, a decisão obviamente dependerá da sua situação e indicamos que você procure por opções que batam com o número de pessoas incluídas em sua lista.

 

Um grande problema que ocorre em certos casamentos é que os noivos não têm a noção da quantidade de pessoas que convidaram; o que faz com que a igreja seja pequena ou o imóvel alugado para festa não seja grande o suficiente para todas as mesas, por exemplo. Por conta disso, primeiramente decida se fará o casamento na igreja ou no local da festa e escolha um lugar que seja agradável e que caibam todos tranquilamente.

 

Ao ar livre

 

Você já deve ter ouvido falar do casamento ao ar livre, já que as pessoas que participam gostam tanto. Geralmente realizado no campo, praia, lago, fazenda ou jardim, os noivos não precisam se preocupar tanto com a decoração, já que a beleza natural do local já faz um grande trabalho. Contudo, por mais que seja muito bonito, também tem algumas questões que precisam ser levadas em conta.

 

Como, por exemplo, o clima que pode estar muito quente, frio ou até mesmo chovendo, três quesitos que atrapalham grandemente a cerimônia. Por isso, para não ser pego de surpresa, é muito importante que você consulte o clima do local durante a época em que você quer casar. Além disso, para as convidadas, um grande pesadelo é o uso de salto alto fino, já que dependendo do piso ele pode ficar preso na terra, areia ou mato.

 

Apesar de algumas coisa, podemos te dizer que por mais que envolva uma logística extra, na maioria dos casos os noivos, familiares e principalmente amigos adoram a cerimônia, por ser algo tão simples, mas ao mesmo tempo algo que possui detalhes minuciosos.

 

Obs: esse é um dos tipos de casamento com as paisagens mais bonitas e as fotos mais lindas!

 

 

 

Hotel ou pousada

 

Caso você esteja com dúvidas, podemos te dizer que sim, há casamentos em hotéis e também em pousadas.

 

Esse tipo de cerimônia é conhecido por custar um pouco a mais, mas todos que optam por ela geralmente falam que foi a melhor escolha de tipo de casamento. O legal do casamento em hotel ou pousada é que você terá uma grande variedade, já que poderá fazer a cerimônia no jardim, algo mais parecido com o tipo de casamento que citamos acima e também em salões e varandas. Além disso, há hotéis e pousadas que tem capelas para matrimônio, algo que deixa tudo mais especial.

 

Uma das vantagens desse tipo de casamento é que a cerimônia pode ser feita no mesmo lugar que a festa, por isso, ninguém precisa se locomover para outro local, e também a infraestrutura do hotel pode ser maravilhosa para os convidados e pessoas que vêm de outras cidades podem ficar no mesmo local da festa.

 

Casamento flutuante

 

Esse também pode ser um tipo de casamento incomum, porém muito indicado para os noivos que pretendem algo elegante, diferenciado e com personalidade única. Comum para casais que pretendem fazer um casamento com poucos convidados, porém que valorizam o conforto e a bela vista, o casamento flutuante é uma grande opção.

 

Imagine casar em um salão flutuante, um barco que navega enquanto você se casa com a pessoa que ama! Com certeza para os convidados a experiência também será inesquecível. Aproveitar a vista do mar e fazer a cerimônia em uma casa de festas flutuante é realmente muito diferente, por isso, os casais amantes da natureza e de um tipo de casamento distinto, com certeza irão amar a ideia.

Palácio dos Cedros

 

Para os casais que buscam por uma maior modernidade na cerimônia e um local magnífico, essa é a melhor opção de todas.

 

O Palácio dos Cedros é basicamente um marco na cidade de São Paulo e é a união de duas mansões criadas no século XX. Ao redor do palácio os noivos poderão aproveitar um belo jardim que rodeia as duas mansões e deixa o local anda mais especial.

 

Para os casais que gostam de história e dos estilos Clássico, Renascentista e Barroco, o palácio impressiona com toda a sua beleza.Além disso, para os que sempre tiveram o sonho de se casar em um palácio, esse tipo de casamento realmente é a melhor opção no estado de São Paulo. É uma forma de se casar como rei e rainha sem precisar sair do país!

 

Com certeza após essa lista a sua cabeça está cheia de ideias para o casamento. Na realidade, há uma grande variedade e alguns locais citados realmente irão custar mais que outros, por isso, indicamos que você não deixe de pesquisar mais sobre o assunto, para assim encontrar o melhor tipo de casamento na sua situação. Por isso, encontre o que se encaixa melhor para você e boa festa!

 

Buffet e Cerimonial

 

Os quatro passos que falamos acima podem ser feitos por você, entretanto, agora chegou o momento de contratar profissionais no assunto.

 

Primeiramente, no Buffet é legal que você pergunte por indicações de amigos que já se casaram ou procure até mesmo na internet por uma empresa que opere em sua cidade, sempre prestando atenção nas avaliações. Além disso, depois de encontrar uma boa opção de empresa, avalie os pratos e converse com o seu parceiro (a) para defini-los com antecedência.

 

Já no Cerimonial, outra dica interessante é que você contrate um profissional cerimonialista para evitar qualquer dor de cabeça.

 

Os noivos, pais, padrinhos, daminhas e convidados são sempre organizados pelos cerimonialistas, por isso, eles desempenham um papel muito importante em um casamento bem organizado e inesquecível.

 

Foto, filmagem e música

 

Três aspectos também muito importantes de uma cerimônia são a foto, filmagem e música.

 

Novamente você deverá pesquisar por profissionais em fotografia e filmagem de eventos, para assim encontrar a melhor opção, a que mais se encaixa ao tipo de casamento que você sonha. Além disso, deverá escolher se pretende que uma banda ou um cantor esteja presente no casamento, para assim entrar em contato e deixar tudo marcado.

 

Por fim, é legal que você juntamente com seu parceiro (a) escolha a lista de músicas preferidas que deseje que toque na cerimônia, sempre tentando conciliar os gostos de ambos.

 

Vestido da noiva e terno do noivo

 

Não vá pensando que escolher as roupas do casamento pode ser uma coisa feita com um mês de antecedência, principalmente para as noivas! Em alguns casos, há mulheres que demoram meses para encontrar o vestido perfeito, por conta disso é muito importante que você comece a procurar agora.

 

Ambos os noivos precisam selecionar o local de aluguel ou compra de roupa e também escolher um dia para experimentar. Uma dica é que no dia em que for experimentar a roupa você leve um familiar ou amigo para ele ajudar na escolha, mas sempre leve em conta seus desejos.

Aliança

 

Essa é uma das coisas mais importantes na vida de um casal, já que os dois usarão para sempre em seus dedos a aliança. Uma dica para começar a procura pela melhor aliança, é que você e o seu parceiro (a) pesquisem e salvem vários modelos de aliança na internet.

 

Logo em seguida, é legal que o casal visite uma joalheria de qualidade e também de confiança, para assim apresentar as fotos dos modelos que mais gostaram e pedir ao joalheiro que mostre alianças iguais. O interessante é que ambos provem as alianças para saber o número certo e também conferir se é confortável.

 

Faça o orçamento

 

Para encerrar todo o planejamento do seu casamento, agora chegou a hora de fazer o orçamento de tudo. Convites, imóvel que pretende alugar, empresa do Buffet, cerimonialista, foto, filmagem, música, aluguel ou compra do vestido de noiva e terno do noivo e, por fim, alianças.

 

Ao analisar, pesquisar, comparar, anotar preços, escolher profissionais e empresas, basta fazer o orçamento de tudo para que tenha uma base do que todo o casamento irá custar. Logo em seguida, é interessante que você compare a data do casamento e o orçamento feito para certificar-se de que terá todo o dinheiro até o dia tão esperado.

 

Uma dica é que você realmente organize toda a cerimônia com uma boa previsão, para não precisar de maneira alguma fazer empréstimo para se casar. Além disso, não deixe separado somente o dinheiro exato do seu orçamento, sempre guarde uma quantia a mais como prevenção.

 

Qualquer problema pode aparecer próximo a data do casamento, por isso, tenha um dinheiro como reserva para qualquer dificuldade que cruze seu caminho. O ideal é que você planeje e siga tudo de acordo com a sua organização, para que sua cerimônia seja bonita, elegante e que nenhum problema venha atrapalhar o seu grande dia.

 

Com certeza após esse artigo você está bem mais seguro sobre a organização do casamento! Siga todas essas dicas e com certeza essa data será a mais especial de sua vida.

 

Sair da versão mobile