Ao falar no coquetel como forma de ferramenta de marketing ou até mesmo comemoração rápida, muitas pessoas geralmente se questionam e buscam mais informações sobre o assunto.
Recepção gastronômica de curta duração, (entre 6 e 7 horas) e com duração muito breve, versátil, que cabe em diversas situações festivas ou de negócios. Geralmente são realizados para promover ou comemorar datas significativas: abertura ou encerramento de eventos maiores, homenagens, apresentações de artistas ou de obras de arte, novo produto no mercado, entre outros. Na maioria das vezes é realizado em espaços pequenos, mas com ambiente aconchegante.
Os convidados permanecem de pé e circulando durante todo o evento. Pode ser o evento em si ou pode ser visto como complemento de congresso, vernissage, ou banquete. O convite deve ser enviado com no mínimo umas duas semanas de antecedência e pode ser marcado o horário de início e fim.
Se forem realizados como parte de um evento científico ou técnico, são restritos aos convidados especiais, palestrantes, participantes e homenageados. Se for em um hotel, certamente será realizado no foyer.
Neste artigo você poderá conferir mais explicações de como organizar essa comemoração de uma forma simples.
Em um coquetel é comum que sejam servidos petiscos ou alimentos mais leves e também algumas bebidas. Podemos organizar um coquetel por dois objetivos principais:
Como forma de ferramenta de marketing: algo que normalmente é realizado por empresas que buscam alcançar mais clientes ou investidores e também para inaugurar algum produto.
E coquetel de comemoração rápida: as pessoas geralmente organizam esse tipo de coquetel para celebrar aniversários, casamentos e formaturas, é um tipo de comemoração mais simplificada.
Alguns exemplos de Coquetel
São inúmeros os tipos de coquetel existentes, este tipo de evento é ótimo como ferramenta de marketing ou comemorações rápidas:
Se você reparar bem nos tipos de coquetel, verá que todos eles podem ser divididos nas duas categorias (comercial e comemorativa) que dissemos anteriormente.
Como organizar um coquetel
Bom, agora que você já sabe ao certo o que é um coquetel e porque as empresas organizam uma comemoração desse tipo, podemos começar a te dar dicas de como realizar o seu planejamento para fazer um.
Qual tipo de coquetel você pretende fazer?
Inicialmente, é essencial que você decida o tipo de coquetel que pretende realizar, em forma de ferramenta de marketing, ou uma comemoração rápida do seu casamento, por exemplo.
Horário e prazo
Logo depois de descobrir qual o tipo de coquetel que pretende fazer, é importante determinar o horário do início e do final da celebração.
Mesmo quando realizado por uma empresa, um coquetel sempre é algo breve, já que os convidados ficam de pé e circulando a comemoração inteira, por conta disso, uma dica é que o seu comece 19:00 horas e encerre às 21:00 horas.
Qual seu objetivo?
Principalmente para os donos de empresa, é interessante que o coquetel tenha um objetivo para que não fique uma comemoração cansativa e sem sentido.
Por conta disso, tenha em mente o seu objetivo com clareza, para fazer o que planeja e não gastar dinheiro com algo que não te traga resultados.
Local
Durante o seu planejamento é legal também que você comece a pesquisar por locais para a realização do seu coquetel.
É interessante que seja um salão bonito e organizado, para que os clientes, por exemplo, consigam conferir o lado profissional e dedicado, caso o coquetel seja da sua empresa. Além disso, confira a mobília do local e tenha certeza que todos os convidados cabem tranquilamente no lugar.
Decoração
Uma dica para o seu coquetel é que você invista principalmente nas bebidas e nos petiscos e alimentos que serão servidos.
Geralmente a decoração do próprio local é algo simples e discreto, por isso, o legal é que você invista nas bebidas e comidas servidas e em uma mesa onde estará toda a alimentação.
Serviço
Quando falamos em serviço, nos referimos aos copeiros e garçons que ficarão circulando durante a comemoração.
É comum que um coquetel que possua um serviço sem qualidade, seja avaliado negativamente e normalmente o objetivo nunca é alcançado, até porque demorar por atendimento é algo complicado.
O serviço do seu coquetel irá refletir na imagem da sua empresa e em qual visão os clientes e investidores terão dela. Por conta disso, também invista no serviço.
O cardápio pode sofrer variações conforme o tema, o horário e as características dos convidados. Cardápios de coquetéis diurnos (raros) pede espumante e vinhos brancos. Já em vespertinos e noturnos, podem ser incluídas bebidas como vodca e uísque. Os alimentos seguem a moda finger food e serviço volante.
Planejamento em geral
É de extrema importância ter o planejamento geral, no qual a recepção, por exemplo, é muito relevante.
É legal que você trabalhe bastante na recepção e também na divulgação para que todos saibam do seu coquetel e não se esqueça jamais dos promotores, da mobília e da música, que precisa ser algo agradável e também animado.
Essa foi nossa explicação do que é um coquetel e como você poderá organizar o seu seja como forma de marketing ou até mesmo para uma celebração rápida.
É interessante ressaltar que você precisa planejar tudo, para que assim sua comemoração seja perfeita e você consiga alcançar todos os seus objetivos e da sua empresa/celebração.
Comece o planejamento agora mesmo e você verá todos seus objetivos sendo alcançados!
Obs.: Existe também o Coquetel Party, que é idêntico ao coquetel mas pode ser servido ao final algum tipo de alimento que pode ser ingerido sem o apoio de uma mesa e, se preciso, podem ser cortados com o garfo ou colher.
O coquetel é o coringa dos tipos de eventos, pode ser usado como ferramenta tanto nos corporativos, como sociais ou culturais.
Indicação do serviço de ótima qualidade do pessoal do Grão Gastronomia
evento corporativo, evento cultural, evento social