Ao falar no coquetel como forma de ferramenta de marketing ou até mesmo comemoração rápida, muitas pessoas geralmente se questionam e buscam mais informações sobre o assunto.
Recepção gastronômica de curta duração, (entre 6 e 7 horas) e com duração muito breve, versátil, que cabe em diversas situações festivas ou de negócios. Geralmente são realizados para promover ou comemorar datas significativas: abertura ou encerramento de eventos maiores, homenagens, apresentações de artistas ou de obras de arte, novo produto no mercado, entre outros. Na maioria das vezes é realizado em espaços pequenos, mas com ambiente aconchegante.
Os convidados permanecem de pé e circulando durante todo o evento. Pode ser o evento em si ou pode ser visto como complemento de congresso, vernissage, ou banquete. O convite deve ser enviado com no mínimo umas duas semanas de antecedência e pode ser marcado o horário de início e fim.
Se forem realizados como parte de um evento científico ou técnico, são restritos aos convidados especiais, palestrantes, participantes e homenageados. Se for em um hotel, certamente será realizado no foyer.
Neste artigo você poderá conferir mais explicações de como organizar essa comemoração de uma forma simples.
Em um coquetel é comum que sejam servidos petiscos ou alimentos mais leves e também algumas bebidas. Podemos organizar um coquetel por dois objetivos principais:
Como forma de ferramenta de marketing: algo que normalmente é realizado por empresas que buscam alcançar mais clientes ou investidores e também para inaugurar algum produto.
E coquetel de comemoração rápida: as pessoas geralmente organizam esse tipo de coquetel para celebrar aniversários, casamentos e formaturas, é um tipo de comemoração mais simplificada.
Alguns exemplos de Coquetel
São inúmeros os tipos de coquetel existentes, este tipo de evento é ótimo como ferramenta de marketing ou comemorações rápidas:
- Coquetel empresarial;
- Coquetel de inauguração;
- Coquetel de lançamento;
- Coquetel de casamento;
- Coquetel de formatura;
- Coquetel de apresentação;
- Coquetel aperitivo;
- Coquetel clássico;Coquetel comemorativo;
Se você reparar bem nos tipos de coquetel, verá que todos eles podem ser divididos nas duas categorias (comercial e comemorativa) que dissemos anteriormente.
Como organizar um coquetel
Bom, agora que você já sabe ao certo o que é um coquetel e porque as empresas organizam uma comemoração desse tipo, podemos começar a te dar dicas de como realizar o seu planejamento para fazer um.
Qual tipo de coquetel você pretende fazer?
Inicialmente, é essencial que você decida o tipo de coquetel que pretende realizar, em forma de ferramenta de marketing, ou uma comemoração rápida do seu casamento, por exemplo.
Horário e prazo
Logo depois de descobrir qual o tipo de coquetel que pretende fazer, é importante determinar o horário do início e do final da celebração.
Mesmo quando realizado por uma empresa, um coquetel sempre é algo breve, já que os convidados ficam de pé e circulando a comemoração inteira, por conta disso, uma dica é que o seu comece 19:00 horas e encerre às 21:00 horas.
Qual seu objetivo?
Principalmente para os donos de empresa, é interessante que o coquetel tenha um objetivo para que não fique uma comemoração cansativa e sem sentido.
Por conta disso, tenha em mente o seu objetivo com clareza, para fazer o que planeja e não gastar dinheiro com algo que não te traga resultados.
Local
Durante o seu planejamento é legal também que você comece a pesquisar por locais para a realização do seu coquetel.
É interessante que seja um salão bonito e organizado, para que os clientes, por exemplo, consigam conferir o lado profissional e dedicado, caso o coquetel seja da sua empresa. Além disso, confira a mobília do local e tenha certeza que todos os convidados cabem tranquilamente no lugar.
Decoração
Uma dica para o seu coquetel é que você invista principalmente nas bebidas e nos petiscos e alimentos que serão servidos.
Geralmente a decoração do próprio local é algo simples e discreto, por isso, o legal é que você invista nas bebidas e comidas servidas e em uma mesa onde estará toda a alimentação.
Serviço
Quando falamos em serviço, nos referimos aos copeiros e garçons que ficarão circulando durante a comemoração.
É comum que um coquetel que possua um serviço sem qualidade, seja avaliado negativamente e normalmente o objetivo nunca é alcançado, até porque demorar por atendimento é algo complicado.
O serviço do seu coquetel irá refletir na imagem da sua empresa e em qual visão os clientes e investidores terão dela. Por conta disso, também invista no serviço.
O cardápio pode sofrer variações conforme o tema, o horário e as características dos convidados. Cardápios de coquetéis diurnos (raros) pede espumante e vinhos brancos. Já em vespertinos e noturnos, podem ser incluídas bebidas como vodca e uísque. Os alimentos seguem a moda finger food e serviço volante.
Planejamento em geral
É de extrema importância ter o planejamento geral, no qual a recepção, por exemplo, é muito relevante.
É legal que você trabalhe bastante na recepção e também na divulgação para que todos saibam do seu coquetel e não se esqueça jamais dos promotores, da mobília e da música, que precisa ser algo agradável e também animado.
Essa foi nossa explicação do que é um coquetel e como você poderá organizar o seu seja como forma de marketing ou até mesmo para uma celebração rápida.
É interessante ressaltar que você precisa planejar tudo, para que assim sua comemoração seja perfeita e você consiga alcançar todos os seus objetivos e da sua empresa/celebração.
Comece o planejamento agora mesmo e você verá todos seus objetivos sendo alcançados!
Obs.: Existe também o Coquetel Party, que é idêntico ao coquetel mas pode ser servido ao final algum tipo de alimento que pode ser ingerido sem o apoio de uma mesa e, se preciso, podem ser cortados com o garfo ou colher.