Todos sabem que quando uma adolescente está prestes a completar seus esperados quinze anos, é comum que a mesma comece a falar da sua festa de debutante aos pais e amigos mais próximos.
Por esse motivo, hoje estamos aqui para te falar mais sobre a festa de debutante, quais são seus tipos e principalmente como organizar uma.
Tipos de Bailes de Debutante
O evento é sempre o mesmo, nos bailes de debutante só mudam os temas que são escolhidos pela própria aniversariante e algumas regrinhas do cerimonial podem ou não serem usadas, seguem alguns temas:
Festa tradicional;
Festa a fantasia;
Baile de máscaras;
Anos 60, 70 ou 80;
Festa na piscina;
Cinema;
Primavera.
Bom, basicamente a palavra debutante significa iniciante ou até mesmo estreantes, por conta disso, serve para que a jovem seja apresentada à sociedade.
Contudo, por mais que a festa seja o sonho principal de uma adolescente, é interessante destacar a importância de planejar tudo antes e prestar atenção nos mínimos detalhes.
LOCAL E HORÁRIO
DECORAÇÃO
CONVITE
CARDÁPIO
TECNOLOGIA
LEMBRANCINHAS
Local e horário:
Bom, ao organizar a sua festa é interessante que você saiba quanto tempo pretende que ela dure, se será de dia ou de noite e também qual será o salão. É comum que a maioria das festas de debutante seja de noite e comece tarde, já que fica mais fácil para os convidados se arrumarem e se deslocarem até o local da festa.
Festas na sexta e no sábado de noite são mais indicadas, já que é possível terminar tarde sem que a maioria fique preocupada com o dia seguinte no trabalho.
Agora, falando do local, é interessante que você pergunte ao seu organizador e tenha uma base de quantidade de pessoas, para que todas as mesas caibam. Caso queira algumas dicas nossas podemos indicar alguns sites especializados nesse assunto: Palácio dos Cedros aqui, vale conferir.
Decoração:
A decoração geralmente é a dúvida de muitas aniversariantes, porém uma dica que te damos é que você primeiramente tenha em mente o tipo de festa que deseja fazer.
Festa tradicional, festa a fantasia, baile de mascarás, anos 60, 70 ou 80, festa na piscina, cinema e primavera são alguns exemplos dos tipos de festas de debutantes existentes.
Agora sim, depois de decidir o tipo de festa que deseja chegou a hora de se preocupar com a sua decoração, algo que pode ser completamente focado na sua personalidade ou até mesmo no estilo padrão de festa.
Confira aqui 90 temas para inspirar na decoração
Convite:
Bom, se preparar para uma festa de debutante não é algo simples, por conta disso, tenha em mente sempre fazer os convites e entregá-los com o maior tempo de antecedência possível.
Além disso, antes de mandar para a empresa desenvolver o design e fazer cópias, tenha em mente que todas as informações como o horário, local, tipo de cerimônia e data estejam inseridas corretamente.
Cardápio:
Para o cardápio é legal que você faça uma degustação para escolher os melhores doces e salgados ou coquetel. Alguns salões de eventos especializados tem seu próprio buffet, outros tem indicação para alguma especializada.
Tecnologia e atração especial:
Todos que já visitaram uma festa debutante sabem que as luzes são grandes responsáveis pela qualidade da festa, por conta disso, fique atenta à luz e o som. Além disso, traga uma atração especial para que sua festa fique descontraída e animada.
Lembrancinhas:
Por fim, para que a festa encerre e os convidados levem um pedaço de felicidade para casa, invistas em lembrancinhas com o tema da sua festa, pois isso realmente faz a diferença.
O legal é que você realmente comece a planejar sua festa hoje mesmo, para que assim tenha uma cerimônia inesquecível.
Agora vamos dar exemplo de um cronograma a um estilo Tradicional
Início meio e fim
Essa festa é um evento social, por conta disso, deve seguir certos padrões que precisam ser avaliados pela aniversariante.
Podemos dizer que a ordem é basicamente a recepção de todos os convidados, a entrada da aniversariante, logo em seguida a primeira valsa, homenagens e, por fim, o encerramento.
Por isso a importância de contratar um profissional, ele saberá ao certo o horário da troca de roupas, da entrada de todos os familiares e amigos que participarão da cerimônia, das homenagens e do encerramento para que nada fique pesado.
O interessante é que você pode realizar o seu cerimonial como preferir, basta manter a valsa dos quinze casais e também da adolescente com o seu pai.
Seguem algumas dicas para ajudar na sequencia dos eventos como manda o ritual clássico
Recepção:
A recepção da festa é o momento de início. Os convidados estão a caminho, eles chegam ao salão e podem ser recepcionados pela aniversariante e pais.
Se você tiver uma recepcionista, melhor pois ela será responsável por guardar os presentes e anotar os nomes dos convidados neles, indicar o local do livro de assinatura ou quadro, que deve ficar logo na entrada do salão e é claro, recepcionar os convidados que chegarem atrasados pois você só vai recepcionar os convidados por um certo tempo que geralmente costuma durar 1 hora.
Recepcione os seus convidados, ao som de músicas ambientes que você mesma pode escolher.
Os pais também podem fazer parte desse momento da recepção.
Após este momento, a debutante pode ir tirar fotos com convidados e familiares em seguida pode entrar e curtir um pouco a decoração e os amigos, aproveite esse momento e veja se está tudo certo com as damas e cavaleiros caso você tenha. Faça isso entre 30 minutos ou 1 hora no máximo, antes de fazer a troca de vestido para iniciar o cerimonial da festa.
Início do cerimonial
O mestre de cerimonia faz a abertura, contando um pouco da história da Debutante. Em seguida, faz-se a entrada e a apresentação dos Pais e dos 15 casais.
(nessa parte, os pais devem ser acomodados ao lado da cadeira da debutante, e os 15 casais em volta). Logo depois, a Debutante faz a sua entrada, com a sua música escolhida.
Em seguida, o cerimonialista conduz a entrega da joia (anel ou colar) para debutante, que é feita pela mãe, pai ou algum familiar.
Passagem da Boneca feita por uma Daminha (opcional) — Caso queira saber mais informações sobre esse ritual acesse: Significado e importância para a troca da Boneca.
*Lembrando, que se nos seus 15 anos tiver esse rito de passagem, você deve entrar com a boneca.
Troca do sapato feito pelo Pai (opcional). A entrada do sapato pode ser feita também por uma Daminha ou Pajem, acesse aqui para mais informações: Significado para troca de Sapato
Homenagens
Inicio as homenagens aos Pais, Avós, Padrinhos, Tios, Irmãos e Amigos. Em seguida as homenagens dos amigos para debutante. Lembrando que as homenagens devem durar poucos minutos, para que o cerimonial não fique muito longo, no máximo 5 minutos cada.
Retrospectiva da debutante
Após as homenagens, é a hora de passar a retrospectiva da Debutante, com fotos desde bebê até os seus 15 anos. Utilizando fotos tiradas no ensaio de fotos e o Clipe.
Entrada do Príncipe
Nesse momento o príncipe faz a sua entrada, trazendo um buquê de flores para a debutante e se posiciona em pé, do lado da Debutante.
Início das Valsas
As damas e caleiros, se posicionam em roda segurando as 15 velas. A primeira dança deve ser com o pai, a segunda com os familiares que você escolher e a última com o Príncipe e os 15 cavaleiros e Damas, caso tenha.
Após a valsa, o príncipe conduz a aniversariante até o bolo, junto com os seus pais para cantar o parabéns e tirar mais fotos.
Abertura da Balada ou Banda
Agora é hora de curtir com os amigos ou parentes na pista de dança. Momento para descontrair e relaxar.
Finalização e Lembrancinhas
As lembrancinhas podem ser entregues durante a balada ou no final da festa.
Mas o que é melhor para que a festa fique mais organizada e para que ninguém saia sem lembrancinhas da sua festa?
Particularmente, no final da festa fica mais organizado e você acaba tendo um controle maior de quem pegou ou não pegou a lembrancinha.
Está aí um roteiro no estilo Clássico ou Tradicional de festa Debutante, sendo que hoje em dia existem dezenas de estilos e eventos adaptados para se comemorar essa data, o importante é que seja divertido e inesquecível para todos.