Quando falamos em eventos que possam gerar novos negócios, é comum que a maioria das pessoas fique com certas dúvidas.
Na maioria das vezes as pessoas não sabem ao menos o que é e como funciona uma feira de negócios, por conta disso, acabam perdidos quando o assunto é citado. Caso você seja uma dessas pessoas, não se preocupe, pois isso é completamente comum e nós estamos aqui hoje para te explicar de uma forma mais simples o que é a feira de negócios, como funciona e também te dar alguns exemplos.
Você sabe quais são os tipos de feira de negócios? Sabe definir o que é uma feira de negócios? Sabe qual seria a utilidade da feira para o desenvolvimento da sua empresa?
Caso não saiba e esteja interessado em saber, continue a leitura e confira um conteúdo informativo totalmente compreensível.
Para iniciar, é essencial que você saiba ao certo o que é uma feira de negócios, para assim compreender ainda mais o tema.
A feira de negócios é basicamente um evento em que diversos expositores ou até mesmo grandes empresas, exibem os seus produtos ou mercadorias para um público variado. Além disso, para explicar de uma forma mais simplificada, podemos compará-la com uma feira comum, na qual os feirantes vendem frutas ou verduras e os diversos consumidores visitam e obtêm os produtos que necessitam, entretanto, no caso da feira de negócios, produtos e serviços de todos os tipos são exibidos.
O legal da feira de negócios é que uma empresa, por exemplo, pode ficar frente a frente com seu cliente, mostrar mais detalhes sobre os produtos e também obter mais lucros e retornos.
Para os empreendedores que gostam e trabalham com tendências, a feira de negócios é um evento perfeito para a apresentação de um produto novo e diferenciado. Se você decidir participar de uma feira de negócios, invista no marketing e com certeza você verá muitos lucros para sua empresa.
Quando os clientes começam a se interessar mais pelo tema, geralmente ficam com dúvidas em relação aos tipos de feiras.
Bom, podemos te dizer que sim, existem variados tipos de feiras e para uma empresa ou até mesmo para um cliente, é essencial conhecer os principais, confira alguns exemplos:
Beleza e estética
Com certeza você já ouviu falar em alguma dessas feiras de beleza e estética, na qual os expositores exibem produtos para hidratar a pele, por exemplo.
Geralmente nesse tipo de evento maquiadores e cabeleireiros famosos comparecem para oferecer dicas e produtos para cuidados da pele e cabelo, algo que os clientes acham muito interessante.
Veículos
É comum também que as empresas realizem os eventos de veículos para mostrar algum carro novo no mercado.
O legal é que normalmente nesse tipo de feira há diversos veículos antigos, nos quais os visitantes gostam de tirar fotos e conferir raridades.
Agrícola
Com certeza todos sabem que atualmente a agricultura no Brasil vem crescendo bastante.
Por conta disso, há empresas que investem nas feiras para oferecer seus produtos e também dicas de como plantar ou até mesmo cuidar da terra.
Esse tipo de evento é muito interessante para quem busca obter um maior conhecimento na agricultura e também quer conhecer os produtos certos para plantação.
Livros
Para os amantes da literatura, podemos dizer que também existem diversas feiras de negócios que são focadas principalmente nos livros.
Esses eventos geralmente possuem livros de escritores atuais e também antiguidades jamais vistas, basicamente é uma excelente opção.
Feira cultural
Como último exemplo, decidimos falar um pouco sobre esse tipo de evento, a feira cultural.
Focado unicamente na cultura, esse evento busca divulgar as características de uma determinada região, valorizando assim o próprio artesanato, por exemplo.
Com certeza após esse artigo você entende bem melhor o que é a feira de negócios, como ela funciona e alguns exemplos dos tipos principais desses eventos.
É interessante destacar que essas feiras de negócios são perfeitas para as empresas e empreendedores que buscam por novas oportunidades, aumento dos lucros e novos contatos de clientes.
Por conta disso, caso você seja um dono de empresa ou até mesmo um empreendedor, não deixe de conhecer mais informações sobre o assunto asseguir:
Ter em mente que feiras e eventos são locais onde o foco é fechar negócios, pode não representar a totalidade de possibilidades que esses lugares representam para o seu negócio.
Erra quem imagina que uma feira é apenas um lugar para fazer vendas.
Estar aberto a mais possibilidades, além da venda pode resultar em negócios mais lucrativos.
Nesse tipo de evento é possível realizar contatos, descobrir novos mercados, conhecer a concorrência e/ou trocar experiências.
Prospectar clientes, selecionar fornecedores, verificar novidades no mercado, obter treinamento, trocar cartões de visita: visitar feiras de negócios pode proporcionar todas essas oportunidades, além de ser uma ocasião especial para divulgar a sua empresa.
Mas quem espera conseguir retorno deve, antes, fazer um bom planejamento. É fundamental delinear um plano de ação para determinar qual evento será realmente vantajoso para o seu empreendimento.
Confira seis dicas para se organizar antes, durante e depois da feira.
O primeiro passo é definir quais são as feiras mais importantes para a sua empresa. O site da Ubrafe tem a programação completa para 2019. Você pode fazer uma triagem dos eventos verificando quem irá expor no local e qual foi o volume de negócios fechados nas últimas edições. Procure escolher as feiras mais tradicionais, que costumam atrair seus concorrentes Depois, é preciso definir quais casam com as metas da empresa. Por fim, verifique quantas visitas cabem no orçamento da empresa, levando em conta o preço da inscrição, o transporte, a hospedagem e a alimentação, além do material de divulgação do seu negócio e de eventuais palestras e cursos pagos à parte.
Grandes feiras de negócios contam com centenas de expositores. Sem um plano de ataque, você pode gastar tempo demais em alguns estandes e perder a oportunidade de fazer negócios em outros. Por isso, confira com atenção o mapa da feira. É preciso selecionar os estandes com base nas necessidades da empresa: obter clientes, fornecedores, parceiros ou fontes de financiamento. Faça uma lista com as prioridades e outra com segundas opções, para o caso de sobrar tempo.
Quem vai à feira como visitante deve estar preparado para andar muito — será difícil carregar amostras de produtos, mas é necessário levar informações sobre a empresa. Cartões de visita, claro, são obrigatórios. O empresário deve poder mostrar o seu portfólio, que deve estar em um tablet, pendrive, SDcard ou até mesmo o velho DVD.
Por reunir diversos players do mercado em um só lugar, a feira permite que o empresário compare preços — no caso do visitante que busca fornecedores —, ou ofereça produtos e serviços — para aqueles que procuram clientes. A boa notícia é que, muitas vezes, os expositores apresentam preços e condições especiais. Outra possibilidade é comprar e vender durante as rodadas de negócios, encontros de empresas compradoras e fornecedoras organizados nas próprias feiras.
Eventos paralelos à feira, como congressos, minicursos e palestras, podem trazer conhecimento técnico e contatos valiosos. Alguns são pagos à parte e exigem planejamento. É preciso avaliar o conteúdo, os palestrantes e seus currículos. Se passar o dia todo em um auditório, o empresário pode perder negócios. Esses eventos são propícios para fazer networking com pessoas de interesses semelhantes aos seus, que podem virar clientes ou parceiros no futuro.
Um erro comum é voltar da feira carregado de cartões de visita, catálogos e flyers, e deixar essas informações jogadas em um canto da mesa. Não deixe que esse material se perca. Mande e-mails para quem você conheceu no evento e apresente a sua empresa. Mesmo que tenha deixado algum material com o interlocutor, faça um contato posterior e diga que quer agendar um horário para conversar.
É importante sempre ter clareza do objetivo a ser atingido e de como o resultado será medido, pois as opções de investimento para o seu negócio não faltam, mas o capital para investir é sempre limitado. E também é crucial para nortear as decisões relacionadas ao seu estande na feira.
Veja abaixo alguns exemplos de objetivos e algumas questões relacionadas a cada um.
Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.
Questões:
O que um lead precisa ter para ser considerado qualificado?
Quantos leads qualificados precisam ser gerados em seu estande na feira para justificar o investimento?
Como os dados dos leads serão coletados e medidos?
Objetivo: Lançar um novo produto e coletar feedbacks
Questões:
Como será a experimentação do produto para garantir feedbacks honestos?
Quantos feedbacks precisam ser coletados?
Quais características o visitante precisa ter para que seu feedback seja válido?
Objetivo: Vender produtos
Questões:
Quais produtos serão vendidos em seu estande na feira?
Qual é o perfil de público ideal para comprar estes produtos?
Quanto precisa ser faturado dentro do evento para justificar o investimento?
Aqui foram citados apenas alguns exemplos comuns do mercado, mas as questões serão sempre semelhantes para qualquer objetivo. Falando de modo genérico, as questão são basicamente as seguintes:
Qual é o indicador quantitativo para medir o resultado com base no objetivo definido?
Quanto precisará ser atingido nesta métrica para que se tenha o retorno sobre o investimento?
Quem será impactado por este objetivo ou qual é o público alvo a ser alcançado para atingir este objetivo?
Fazer uma lista dos eventos relacionados ao seu segmento é fácil. As opções de eventos podem ser encontradas no site da UBRAFE, no calendário brasileiro de exposições e feiras ou através de indicações e pesquisas na internet.
Certamente a escolha do evento ideal para expor não é uma tarefa tão simples como parece. No entanto, o primeiro passo já foi dado na dica anterior: Definir um objetivo claro.
Ao definir um objetivo e responder às principais questões relacionadas a ele você estará limitando as opções de investimento. Além disso, estará também diminuindo a quantidade de variáveis a serem analisadas.
Caso a sua empresa já tenha participado de eventos, é uma boa ideia analisar o ROI antes de escolher. Veja como em calcule o retorno sobre o investimento (ROI) em feiras de negócios.
Quando se trata da localização do estande na feira, normalmente as pessoas acreditam que a melhor localização é onde há maior circulação de pessoas, como próximo das entradas ou avenidas principais, mas nem sempre isso é verdade.
A verdade é que a escolha da localização do estande deve ser feita com base no seu objetivo e público alvo.
Por exemplo, uma pequena empresa que vende soluções prediais e tem o objetivo de gerar leads qualificados poderia optar por um estande em frente ao de uma grande empresa de elevadores, mesmo que esteja em um local de pouca circulação.
O fato é que cada pessoa que parar para conhecer os elevadores será, muito provavelmente, um lead qualificado para esta empresa, aumentando as chances de sucesso no evento.
Solicite ao organizador do evento a planta atualizada com os expositores confirmados. Alguns promotores disponibilizam a planta no site do evento, mas é importante confirmar se os dados estão atualizados, pois são informações cruciais para a sua decisão.
DICA BÔNUS: Sugira ao consultor de vendas da feira que a planta seja gerenciada em nuvem através da Dolux, pois esta é a melhor ferramenta para organizar a planta e manter uma relação de transparência com os expositores e visitantes do evento.
Quando visitamos uma feira de negócios é comum vermos centenas de pessoas circulando com sacolas e uma infinidade de materiais impressos que, normalmente, vão direto para o lixo na saída do evento.
Não estou dizendo que os materiais impressos são inúteis, mas que é inútil empurrar os impressos para qualquer pessoa que passa por perto.
Gerar uma experiência impactante em dez leads qualificados irá trazer muito mais resultado do que entregar impressos para mil pessoas aleatórias. Uma vez que o lead foi atraído e o seu interesse foi despertado, deixe que ele opte por levar o seu material impresso, que neste caso poderá ser muito mais elaborado.
A escolha das ações dependerá muito do seu produto e do objetivo que deseja atingir com seu estande na feira.
A feira é um evento com muitas opções e é comum que os visitantes conversem com muitas pessoas e façam muitos contatos. Diante disto é muito fácil que a sua marca seja esquecida em meio a tantas opções.
Por isso é de suma importância continuar criando experiências que chamem a atenção do lead, mesmo após o evento. Como? Com criatividade.
Por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento com uma foto do lead em frente ao seu estande na feira junto ao vendedor que o atendeu. Esta ação certamente fará o lead se sentir valorizado ao mesmo tempo em que fixa sua marca na memória.
Citamos acima dicas importantes, porém resumidas, para detalhes mais profundos indico baixar o PDF nesse link e nesse com informações mais intuitivas link
São Paulo é um das Cidades do mundo que mais tem feiras de negócios, e movimentam mais de 16 bilhões de reais segundo a ABEOC BRASIL e possui aproximadamente 4,4 milhões de metros quadrados em espaços para realização de eventos.
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