A Vernissage é um evento usado no marketing cultural como pré-lançamento de uma exibição de arte, que pode ser de fotografias, esculturas, design e tecnológicas. São ótimas para lançar um novo artista ou as novidades de um já expressivo no mercado.
Alguns exemplos de Vernissage
Existem alguns tipos de vernissage, por ser um evento cultural não são tão abrangentes, podem ser:
Vernissage de fotografia;
Vernissage de esculturas;
Vernissage de quadros;
Vernissage de design tecnológico;
Vernissage de design gráfico;
Como organizar um vernissage
O que conta mais neste tipo de evento são as peças a serem expostas aos convidados, dito isto, deve-se dar grande atenção a como fazer para valorizá-las.
Seguem algumas dicas do que não podemos deixar de lado nos trabalhos deste tipo de projeto:
LOCAL – normalmente são feitos em locais que já possuem as características culturais da cidade
HORÁRIO – escolha horários em que não atrapalhem as outras tarefas diárias dos convidados, a noite é mais comum
PATROCÍNIO – uma tarefa árdua e nem sempre da retorno mas importante na maioria dos casos
DECORAÇÃO – como já falamos, o principal é o foco nas peças expostas, então bons displays e uma luz bem estudada dão ótimos resultados
SERVIÇO – a quantidade de garçons e/ou copeiras é muito importante porque um serviço demorado acaba com qualquer coquetel
PLANEJAMENTO – as partes mais complicadas são o transporte das peças de arte, seu acondicionamento e segurança
DIVULGAÇÃO – se pública use uma boa assessoria de imprensa que dá bons resultados e as mídias sociais também
Significado de vernissage
s.m. (pal. fr.) Pintura Recepção que precede a abertura de uma exposição de quadros.
Fonte: Dicionário Online de Português – www.dicio.com.br/vernissage/
Em alguns casos é de suma importância contratar um técnico em artes para tratar melhor do transporte e acomodações das peças a serem expostas.
Indicação do serviço de ótima qualidade do pessoal do Grão Gastronomia
evento cultural