Evento SP

O poder do YouTube: Um fenômeno global

O poder do YouTube: Um fenômeno global

O Google já está atualizando suas práticas de indexação e rankeamento para atender ao crescente tráfego mobile, que já é maioria no YouTube. Confira essa e outras estatísticas sobre o comportamento dos usuários, a seguir. Macinley, uma estudante australiana, tinha apenas 16 anos quando decidiu trabalhar para proteger as mulheres da radiação excessiva que recebem durante o tratamento do cancro da mama. Entre vídeos do YouTube e artigos científicos, encontrou a informação de que necessitava para desenvolver uma invenção potencialmente capaz de salvar vidas. Chasity sempre quis ser designer, mas não conseguia pagar a escola de design.

Qual o impacto dos influenciadores digitais na sociedade?

Isso evidencia os valores de representatividade, liberdade de expressão e diversidade da plataforma. No ano passado, das dez celebridades mais influentes entre os jovens, 5 já eram youtubers. O YouTube foi pioneiro em oferecer um modelo de negócio de divisão de receita, no qual a maior parte dos ganhos fica para o produtor de conteúdo. Um formato extremamente atrativo e sobre o qual buscamos inovar constantemente para ajudar os criadores a diversificar suas fontes de renda. Aqui você lê mais sobre as dez (isso mesmo – dez!) maneiras que oferecemos para monetizar um conteúdo no YouTube.

70% dos usuários estão envolvidos com marcas e produtores de conteúdo (Hootsuite)

Embora os bloqueadores de anúncios tenham tomado navegadores e o consumidor moderno esteja sempre pulando comerciais nas redes sociais e nos aplicativos, a publicidade ainda tem muito poder na internet. Outra forma de acesso à internet que tem ganhado destaque nas estatísticas do YouTube e de outras mídias são as smart TVs. Como dito, marcas e produtores de conteúdo precisam desenvolver seus materiais tomando como referência as boas práticas de SEO.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Este ano, centramos o foco nas rápidas mudanças tecnológicas de criação e consumo, que permitem a criadores e fãs colocar perspectivas individuais no centro do que fazem. Para esta edição do relatório, realizamos pesquisas em 14 países e analisamos centenas de tendências. O objetivo é entender a fundo como ferramentas criativas vêm sendo usadas para criar novas formas de expressão e produzir momentos que tenham ressonância na cultura atual.

Partes deste site oferecem ao usuário a oportunidade de postar e discutir opiniões e informações em determinadas áreas. ACIC não filtra, edita, publica ou revisa Comentários antes que eles sejam apresentados no site. Na extensão em que as leis aplicáveis permitem, ACIC não se responsabiliza legalmente pelos Comentários ou quaisquer danos, riscos ou despesas causadas ou sofridas como resultado do uso, e/ou postagem e/ou aparência dos Comentários deste site.

Desde tutoriais, vlogs, comédia, música, até análises de produtos e documentários, a plataforma se tornou um espaço onde qualquer pessoa com uma câmera e uma ideia pode expressar sua criatividade e compartilhar conhecimento. Isso permitiu que vozes anteriormente não ouvidas encontrassem seu público e se conectassem a comunidades globais. Os meios de comunicação tradicionais reconheceram a importância da plataforma e incorporaram o YouTube como uma parte crucial de suas estratégias de marketing e distribuição. Essa relação simbiótica entre o YouTube e a mídia tradicional reformulou o cenário do entretenimento. O YouTube não apenas revolucionou a criação de conteúdo, mas também criou um ecossistema econômico próspero. Os criadores de conteúdo, comumente chamados de YouTubers, podem monetizar seus canais por meio de receita de publicidade, patrocínios e vendas de mercadorias.

E, de acordo com dados do Relatório, 98% dos usuários da plataforma afirmam que usam o YouTube para reunir informações e conhecimentos e 80% dizem que o YouTube oferece oportunidades iguais para que todos aprendam e cresçam. As mulheres que criam conteúdos para a plataforma destacam que sentem que suas vozes são amplificadas, com 91% delas dizendo que o YouTube as ajuda a compartilhar suas paixões e ideias. É o caso da criadora Rafaela Xavier, que criou um canal para falar sobre o mundo das tranças afro e depois do sucesso na plataforma ela abriu seu próprio salão especializado em tranças, além de abrir um spa. Hoje ela também ensina empreendedores a ter sucesso no segmento de beleza negra. Entretanto, para gerar engajamento e realmente obter sucesso na profissão é necessário muito mais que uma câmera. A escolha do seu nicho de trabalho e a consistência, ou seja, a regularidade em que o canal é atualizado, fazem toda a diferença.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o “sotaque” de uma pessoa vai bem além do uso de novas expressões ou da forma como ela constrói uma frase. Alguns meses após o início da pandemia e das medidas de isolamento social, a defensora pública Odyle Serejo, de Natal (RN), percebeu algo de diferente no jeito de falar da sua filha mais velha. Uma das mais famosas foi o Content ID, um sistema que permite que os detentores de direitos autorais identifiquem e gerenciem todo o conteúdo relacionado aos seus materiais na plataforma. Segundo a opinião de usuários, entre os melhores aplicativos de vídeo disponíveis para TVs inteligentes, o YouTube perde apenas para a Netflix.

Sua plataforma não apenas oferece opções de visualização com as principais línguas do mundo, como seu sistema de tradução de títulos e conteúdos permite que as produções tenham um alcance global. Com uma gigantesca infraestrutura de tecnologia, o YouTube é capaz de entregar conteúdos para bilhões de Vender canal do YouTube usuários, em todas as regiões do mundo, simultaneamente. De remixes a clipping, passando por filtros e efeitos, existem mais ferramentas do que nunca – e todas permitem que criadores participem e coloquem suas perspectivas singulares a serviço de momentos que podem ser compartilhados em tempo real.

Para Abdelhak Razky, com doutorado em linguística pela Université de Toulouse Le Mirail e membro do projeto Atlas Linguístico do Brasil, os pais muitas vezes esquecem que a língua não é algo fixo, estático — nem a nossa forma de falar. A mãe, a maranhense Eliana Nascimento, sempre fez questão de falar em português com o filho e de colocá-lo em contato com a família no Brasil. “A exposição a vídeos com pessoas de outras regiões pode afetar a questão dialetal, o que inclui o vocabulário, expressões idiomáticas, o modo de formular uma frase”. Já o sotaque contempla propriedades acústicas mais refinadas, nuances muito discretas que às vezes nem percebemos — e, para “imitarmos” naturalmente, seria necessário certo nível de interação com o falante dessa variante. O sotaque tem a ver com a forma que pronunciamos as palavras — como emitimos o som, onde posicionamos a língua — na hora de falar.

É por essas e outras que o acompanhamento desses dados é tão importante nas análises de mercado e na elaboração de estratégias de Marketing de Conteúdo. Embora o ritmo das mudanças possa parecer assustador, existem mais oportunidades do que nunca para criar momentos inovadores. Esperamos que o relatório ofereça contexto e ideias de como as pessoas podem fazer isso, em qualquer cargo que ocupem ou área em que trabalhem. Após aprender a cozinhar os sabores da sua infância tailandesa a ver vídeos no YouTube, May tornou-se uma chef famosa em Manchester, Inglaterra. Enquanto procurava uma forma de eliminar o eczema do seu filho, Krystn mergulhou no mundo da produção de sabão natural no YouTube. Através de processos de tentativa e erro, desenvolveu uma receita de sucesso e gere agora o seu negócio próspero.

Sair da versão mobile