Cada nível deve ser planificado e funcionar como se fosse um degrau dessa escada. Um pensamento comum para a maior parte das pessoas é que os terrenos planos são mais seguros e fáceis de lidar. Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.
Caso você não considere todos esses fatores antes, pode ter imprevistos ao executar a obra, e ninguém deseja isso. Veremos agora quais são essas vantagens e desvantagens dos terrenos em aclive e declive. Isso significa que não existe terreno ruim, pois todos possuem suas vantagens e desvantagens. Porém, fatores como velocidade da construção, complexidade da obra, custo e valorização podem definir se seu caso pede um tipo de terreno próprio. Um terreno é considerado em aclive a partir do momento em que seu fundo está elevado em relação ao nível da rua.
Esse recurso deixa um vão livre para usar o espaço da maneira como preferir. Para que a piscina tenha total aproveitamento ela deve receber a luz do sol o máximo de tempo possível. Quanto à ventilação, isso pode ser resolvido deixando um espaço entre a construção e os muros laterais para a circulação de ar, além de se projetar janelas e vãos adequados. A distribuição dos cômodos vai depender de quantos níveis terá a casa. Todas as ideias dependerão dos hábitos do proprietário da obra e da finalidade da edificação, mas como vimos, são tantas as possibilidades para usufruir dos desníveis.
Garagem no nível da rua
O aproveitamento do desnível do terreno pode ser usado em terreno com declive íngreme. O custo desse tipo de construção é onerado pela estrutura mais robusta que é necessária em comparação com uma construção em terreno plano. Em muitas situações não há muito o que fazer, isto se aplica a diversas cidades plantas de casas terreno 10×20 com piscina onde quase toda a região disponíveis para a construção é constituídas por encostas. Nesses casos, encontrar terrenos bem nivelados é raridade e a construção em locais mais íngremes faz parte da cultura local. O correto seria fazer um orçamento visando as três soluções para entender qual é mais indicada.
Já o segundo tipo é mais complicado, pois para colocar a terra, é preciso fazer um muro de arrimo ou sustentação. Porém, o baixo custo do metro quadrado de terrenos inclinados e a privacidade/vista compensam. Existem diversos procedimentos necessários para que seja possível construir com segurança, como os cortes de terra e levantamentos topográficos. Definir o tipo de terreno é essencial para sua obra, independentemente do tipo dela, e os terrenos se dividem entre planos e angulados, sendo aclive e declive. Esses que, nada mais são que um termo para especificar se o final do terreno está acima ou abaixo do nível da rua. A mobilidade também é uma diferença prática, considerando o transporte de materiais de construção.
Dicas de Arquitetura
Um fator que gera economia sem prejudicar negativamente o resultado final da construção. Além disso, muitas vezes é preciso realizar aterramentos quando se deseja planificar os terrenos para torná-los lisos. Apesar das dificuldades, construir nesses terrenos entrega trabalhos excelentes, então é um trabalho compensador. Arranjar os equipamentos para construção civil corretos é tão importante quanto a qualidade dos profissionais envolvidos para sua obra. Porém, para aqueles que pensam em começar a construir, muitas vezes as ferramentas certas são muito caras. A peculiaridade desse tipo de terreno é a necessidade de construir um muro de arrimo, estrutura responsável por segurar outros pedaços de terra.
Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil
Com esse mapeamento, é possível identificar as variações do relevo. Como exige um gasto maior, a economia obtida com a compra do terreno pode simplesmente se esvair. Por isso, é preciso considerar as opções e escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos arquitetônicos e orçamento. Na imagem abaixo, por exemplo, no “primeiro degrau” da casa em declive está a sala de estar e no segundo foi incluso a cozinha com bancada de madeira. Os projetos estruturais e arquitetônico devem estar perfeitamente alinhados para garantir uma obra segura e com execução perfeita.
Hoje todos queremos aproveitar ao máximo o nosso tempo com nossa família e amigos. Por isso tem crescido muito a demanda por áreas externas para o lazer nas construções. Se a parte inferior da casa for ficar “aterrada” isso pode vir a gerar umidade e mofo. Então cuidados extras devem ser tomados quanto a impermeabilização. Nesse caso, o projeto deve procurar formas de resguardar essa parte da casa.