Ortopedia: tire suas dúvidas sobre essa especialidade médica

Ortopedia: tire suas dúvidas sobre essa especialidade médica

Além da já citada dor nas costas, outros tipos de desconforto sugerem problemas posturais, enfraquecimento e outros males no aparelho musculoesquelético. Geralmente, é o ortopedista especialista em coluna quem atende indivíduos que sentem dor no pescoço ou são acometidos por torcicolo e outros problemas. Médico ortopedista é um especialista na função mecânica do aparelho locomotor. Até um simples mau jeito nas costas, que não recebeu a devida atenção, pode ocasionar um processo inflamatório – que é indício de uma agressão ao corpo.

Usar muito o celular pode causar tendinite. VERDADE

Já a traumatologia busca resolver situações de fratura, trauma, rompimentos e torção, problemas também atribuídos ao sistema musculoesquelético. Ortopedia é uma área específica da medicina que tem como objetivo tratar problemas musculoesqueléticos. Existem vários tipos de especialidade dentro da ortopedia, os médicos são divididos por sua autoridade em uma parte do corpo, por exemplo, especialista em pé, joelho, quadril, coluna, ombro, mão, e oncológico. O ortopedista é o médico procurado para cuidar de doenças e lesões que afetam o sistema musculoesquelético. Os tratamentos são destinados a pessoas que podem apresentar problemas congênitos, como malformações, lesões relacionadas a algum trauma, fraturas e as mais diversas disfunções no aparelho locomotor.

Médico ortopedista especialista em joelho

A tendinite é uma inflamação dos tendões que fazem a ligação entre o músculo e o osso. Está entre os problemas ortopédicos mais comuns, e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, em diferentes partes do corpo. A ortopedia é responsável pelo tratamento de diversas doenças, além das lesões. Algumas possuem um nível de gravidade menor, mas outras podem comprometer totalmente o sistema motor, e por isso o acompanhamento médico é tão importante, sobretudo preventivamente.

Fraturas

Seja uma simples entorse, uma fratura complexa ou uma doença articular degenerativa, os médicos ortopedistas têm as habilidades necessárias para prestar os cuidados necessários. Para os atletas, os tratamentos ortopédicos podem desempenhar um papel crucial na melhoria do desempenho esportivo e na prevenção de lesões futuras. Ao otimizar sua saúde musculoesquelética, os atletas podem melhorar seu desempenho e reduzir o risco de lesões futuras. Um dos principais benefícios da ortopedia é a capacidade de aliviar a dor.

A consulta com ortopedista online tem as mesmas três etapas da convencional, com a vantagem de não exigir a ida até o consultório ou clínica. Também chamada de anamnese, a entrevista com o paciente serve para coletar informações sobre o motivo do atendimento, sintomas e histórico de saúde. Um dos maiores riscos são fraturas em locais importantes para a locomoção, como o quadril. No entanto, existe tratamento para essas enfermidades, que devem receber atenção contínua por parte de um ortopedista.

O que falar sobre ortopedia?

O ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Pode, ainda, especializar-se em uma determinada área do corpo, escolhendo tratar apenas de problemas de coluna, joelho, mãos, etc. Após obter todas as informações, o ortopedista vai avaliar se há ou não a necessidade de realizar exames, como o raio-x. Salvo alguns casos, o diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise. Dessa forma, o ortopedista já indica o tratamento adequado para cada paciente.

Já os especialistas precisam cursar programas como a residência médica para obter seu título junto à entidade médica responsável, que é vinculada ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Qualquer dor, ainda que pareça pequena, pode indicar o início de uma doença. Afinal, este médico é especialista no assunto e saberá indicar se há ou não algum problema e como tratá-lo. O ortopedista vai auxiliar seu paciente desde o momento do diagnóstico da doença ou lesão, até o final de seu tratamento. Além disso, pode atuar em conjunto com outros profissionais, por exemplo, o fisioterapeuta.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas condições e lesões ortopédicas que os médicos ortopedistas tratam diariamente. Com sua experiência e abordagem abrangente, eles podem fornecer soluções eficazes para aliviar a dor, restaurar a função e melhorar o bem-estar geral de seus pacientes. A traumatologia é o ramo proveniente da ortopedia responsável por cuidar de casos que envolvam algum tipo de traumatismo. Normalmente, são lesões relacionadas a fratura de braço, perna, torções e ruptura de ligamentos. Podemos notar que são ocorrências de alta gravidade e muito específicas, por isso, necessitam de um médico que possua um foco maior nesse tipo de situação. O médico traumatologista tem a função de recuperar e tratar problemas que possam interferir no sistema responsável pela mobilidade do corpo.

Em especial se o paciente praticar esportes de forma amadora, a exemplo de futebol, basquete e artes marciais. Fraturas, lesões esportivas e fascite plantar (inflamação no tecido que conecta o calcanhar aos dedos, na sola do pé) são alguns deles. Mencionei antes que Ortopedia e Traumatologia são uma única especialidade, o que não significa que sejam a mesma coisa. O ortopedista que se especializa em coluna estuda a fundo cada detalhe dessa estrutura indispensável ao equilíbrio e movimentação do organismo. Generalistas são aqueles que não se especializam, fazendo somente a graduação em medicina para atuar como clínicos gerais ou em saúde da família.

Atletas profissionais e amadores podem se beneficiar da orientação de médicos ortopedistas especializados em medicina esportiva. Esse especialista pode fazer o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de condições que atingem ossos, tendões, ligamentos, articulações, músculos e cartilagens. Os médicos ortopedistas trabalham cirurgia de ombro em estreita colaboração com fisioterapeutas e outros profissionais de reabilitação para desenvolver planos personalizados de reabilitação. Esses planos podem incluir exercícios terapêuticos, alongamentos, massagens e outras técnicas para fortalecer os músculos, melhorar a amplitude de movimento e acelerar a recuperação.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.