A importância da ética nas empresas

A importância da ética nas empresas

A filosofia moral, a economia e as ciências sociais mesclam-se, na tentativa de orientar os valores a serem enfatizados nos mais de 200 cursos de Ética nos Negócios hoje ministrados nos Estados Unidos. Admiti-las, num maior ou menor grau, parece ter-se convertido num sinal de status na classe, e é pena que tantos homens de negócios dependam desse tipo de aprovação para desempenhar suas funções com um relativo sucesso. A alta rotatividade dos funcionários pode ser prejudicial para uma empresa em crescimento. Cursos on-line Além da importânciade confiar na equipe interna, para a eficiência dos processos, é essencial treinar novos funcionários, já que as constantes trocas dos membros da equipe pode encarecer e prejudicar o ritmo de crescimento. Um código de ética bem estabelecido garante a apresentação de uma imagem unificada, mantendo-a positiva e padronizada entre todos os elementos internos e externos. Um negócio é visto como uma entidade única por seus fornecedores, sua comunidade, seus funcionários e outras organizações.

O programa de compliance atua para assegurar que a empresa possa manter uma imagem positiva e merecer a confiança do consumidor. Os efeitos das práticas éticas nos negócios podem beneficiar financeiramente uma empresa, auxiliando-a a obter o que precisa para crescer. Uma área em que as organizações podem perder a confiança do consumidor é não honrar as garantias ou negativamente lidar com reclamações. É por isso que políticas consistentes e treinamento de funcionários são imperativos.

  • Administrar uma empresa de forma ética de cima para baixo cria um vínculo mais forte entre os indivíduos da equipe de gestão, criando ainda mais estabilidade dentro da empresa.
  • Como as crenças pessoais geralmente são a base do código de ética de um indivíduo, elas podem se referir a ele quando não tiverem moral alguma certeza sobre uma situação.
  • Geralmente, essa função é de alguém do departamento de RH que também pode ser responsável por monitorar e relatar má conduta.
  • Eu costumo dizer que moral é aquilo que você faz de certo quando alguém está te observando e ética é você continuar fazendo o que é certo mesmo sem ninguém te observar.
  • Mostrar que você é um funcionário confiável também levará a mais responsabilidades e oportunidades – por exemplo, a ética no trabalho é necessária para as funções de liderança.
  • Deixar que os funcionários proponham ideias e transmitir a eles, um a um, o que se espera em relação a esse tema é uma maneira de reforçar a importância dele para o negócio e uma oportunidade para corrigir erros.

Nos últimos anos, reguladores e legisladores têm promulgado um número crescente de regulamentos em várias indústrias e setores. São impostos para garantir que os dados dos clientes sejam mantidos seguros e confidenciais, bem como para proteger infraestruturas críticas.

As empresas têm a obrigação de se comportar de maneira profissional para melhor atender seus clientes e funcionários. Operar de acordo com uma lista de padrões éticos ajuda as empresas a enfrentar desafios, fornecer serviços excepcionais e reter funcionários de qualidade. Tem-se notado, no Brasil, um certo sentimento de respeito humano, quando profissionais de negócios se pronunciam a propósito de ética, ou mesmo de responsabilidade social, em suas atividades. Na prática, quando se fala em ética, é comum que os empresários peçam guias, livros-textos ou meia dúzia de regras para serem seguidas.

Escola de Pessoas

Uma empresa que respeita as práticas de boa conduta constrói uma reputação positiva no mercado. Isso ajuda a manter a credibilidade da empresa e faz com que ela se destaque da concorrência. Seguir o código de ética nas empresas contribui tanto para a corporação, como para o sucesso individual do colaborador. A vida em sociedade exige que o ser humano se comporte de maneira ética, uma conduta que deve ser mantida independente do ambiente em que estiver.

A importância da ética nos negócios e sua relação com a administração

Nas organizações, por exemplo, elas integram um código de conduta, ao qual lideranças e colaboradores devem se adequar para que não haja incompatibilidade de valores. Para que a ética faça parte da cultura organizacional da companhia, o exemplo deve vir da liderança. Isso significa que, além de receber as orientações sobre as políticas da empresa, profissionais que ocupam altos cargos na companhia devem ter ficha limpa. Com as recorrentes denúncias envolvendo escândalos de corrupção em empresas públicas e privadas, a imprensa e a população se tornaram ainda mais vigilantes diante das condutas dessas organizações. Como mencionamos algumas vezes, a ética profissional permite que a empresa e o colaborador se desenvolvam. Mas, podemos dizer que a primeira vantagem de ser ético está em ter uma consciência tranquila.

No que se refere à ética empresarial, incorporar práticas adequadas requer o desenvolvimento de um programa de compliance voltado às especificidades de cada negócio e às características gerais da equipe e do segmento de atuação. Em outras palavras, a ética está relacionada aos princípios e valores que um indivíduo usa para fundamentar suas atividades e decisões. Em uma organização, um código de ética é um conjunto de princípios que a orienta em seus programas, políticas e decisões de negócios. Uma organização pode perder a confiança do consumidor muito rapidamente com algumas revisões ruins on-line, por exemplo. As empresas precisam manter a lealdade do consumidor por meio de práticas éticas, que começam com métodos de publicidade justos e honestos e continuam durante todo o processo de vendas. A equipe de gerenciamento define o tom de como toda a empresa funciona no dia a dia.

Esclareça o que é ética

A responsabilidade dos empresários que difundem e financiam a propaganda não-ética é maior do que a dos fabricantes, pois é por meio da publicidade que determinado produto ou serviço é percebido. Cabe aos produtores a responsabilidade de conhecê-la e respeitá-la, ao definirem seus níveis de oferta, tanto em termos de qualidade como de quantidade. O presente trabalho, que não tem a pretensão de ser completo, indica que existem publicações sobre Ética nos Negócios em volume suficiente – embora pouco divulgadas e/ou distribuídas – para formar boas gerações de administradores. A dificuldade de aplicação dos princípios demanda que se pense, pesquise, ensine e publique mais sobre o tema. Na década de 60, o Prof. Baumhart, um dos pioneiros da Ética Aplicada aos Negócios, realizou nos Estados Unidos uma pesquisa junto a 2000 empresários de várias filiações religiosas e ideológicas. Concluiu que existia uma necessidade imperiosa de humanização da tecnocracia dominante.

O que significa ética empresarial?

Depreciar um colega de trabalho a fim de parecer melhor é, além de um atestado de incompetência, um meio desleal de competição, sempre mal visto dentro das empresas. A importancia da confiança na etica profissional Da mesma forma que profissionais não se formam da noite para o dia, a confiança é um atributo que só se consolida com o tempo. Portanto, ser um profissional ético é jamais mentir sobre suas próprias habilidades, até porque o maior prejudicado nesse caso é quem falta com a verdade. Aliás, esse é um problema para os recrutadores, já que uma pesquisa publicada na revista Exame revela que 65% dos jovens já inseriram informações falsas no currículo. O interessante nesse caso foi que a denúncia partiu da própria concorrente, que divulgou em carta aberta a tentativa de vender informações sigilosas por parte de pessoas da Coca-Cola.

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