Artes Digitais e Animação
Este crescimento é impulsionado por incentivos governamentais, e, principalmente, por grandes produções para o cinema, com bilheterias que batem recordes atrás de recordes, e por uma utilização cada vez maior da animação no mercado publicitário”, explica Carlos. A evolução das técnicas e dos suportes apontava cada vez mais para formas de arte flexíveis, inovadoras e que cruzassem barreiras consolidadas. Com o aparecimento dos primeiros computadores, de dimensões colossais e capacidade de processamento ínfima, artistas de vanguarda viram um novo espaço de experimentação aberto. Com isso, deve-se encarar a arte digital de maneira abrangente, considerando esses outros aparelhos e enxergando a arte digital como toda manifestação artística realizada por meios digitais, sejam eles quais forem. Embora sua origem remeta às décadas de 60 e 70, o termo só foi cunhado na década de 80, com o advento da computação gráfica e a sua utilização para a produção de obras de arte em formato digital. Considera-se arte contemporânea qualquer obra de um artista (tanto pintura, escultura, instalações, desenho, fotografia, gravuras, vídeos e, agora, NFT) nascido depois de 1945.
Em outras palavras, o objetivo maior da arte digital é poder transmitir sua mensagem, criada em meio tecnológico, para o maior número de pessoas possíveis, livre de preconceitos e burocracia, expandindo a igualdade e a poesia vista através dos olhos dos artistas. A arte digital propriamente dita seria qualquer manifestação artística que foi executada com o auxílio de meios eletrônicos, ou seja, são artes criadas em computadores, smartphones, tablets entre outros deste gênero. Nascemos para transformar nossos alunos em profissionais qualificados e competitivos.
A história da pintura remonta o período pré-histórico, quando os seres humanos usavam as cavernas como suporte para seus desenhos. Esse tipo de arte era feito com pigmentos extraídos de óxidos minerais, ossos carbonizados, vegetais, carvão, sangue e gorduras de animais. É uma das formas mais antigas de manifestação artística, tendo origem ainda na pré-história. As pessoas dançavam em rituais de celebração, agradecimento, cerimônias fúnebres e para pedir proteção.
Criar é uma ação que procura o imprevisto – no sentido de ser uma interferência no estabelecido -, é a constituição de uma diferença. É através do “inesperado” que nos permitimos falar de criação – na medida banco de imagens para quadros em que oferece uma alternativa original. Dando um passo mais, podemos afirmar que a ideia metafísica de uma criação e a ideia física de uma evolução se complementam mutuamente de forma simétrica.
Os profissionais que trabalham com ela
Como exemplo, temos as ilustrações digitais, vídeo mappings, gifs e animações. Os suportes escolhidos pela maioria dos desenhistas de quadrinhos – também chamados cartunistas – são os livros, gibis ou tiras publicadas em jornais e revistas. Atualmente, as HQs estão presentes em todo o mundo e representam um importante meio de comunicação de massa. A invenção da escrita foi um dos acontecimentos mais importantes para a humanidade. Ela figurou um marco e delimita o fim da chamada “pré-história” e o início da “história”. É curioso que nesses primeiros trabalhos em escultura, não existiam representações de figuras masculinas.
Blog do Elo7 Por uma vida mais criativa
Pós-graduação em Artes – IA; Com o advento do computador, da internet e da web, ou seja, das mídias digitais, novos paradigmas temporais surgiram e uma nova relação espaço-tempo se impôs. Nessa dissertação analisamos as potencialidades temporais suscitadas pelas novas mídias e o seu desenvolvimento especificamente na arte criada com a rede mundial de computadores. Buscamos na história da arte referências da representação do tempo, abordando desde a impossibilidade da pintura de mostrar a passagem do tempo até as pesquisas de obras cinéticas que fizeram uso de mecanismos para assumir seu movimento transformativo em tempo real. As tecnologias e a interdisciplinaridade tiveram profunda influência nesse processo com a fotografia, o cinema, o vídeo, o computador, dentre outros, e as parcerias principalmente entre artistas e engenheiros. O mapeamento das diversas classificações de tempo que alguns pesquisadores pontuaram para determinadas mídias deram o subsídio necessário para introduzir a questão do tempo na arte digital.
Tudo que você precisa saber para se tornar um diretor de arte
Com um mundo cada vez mais imerso no digital, o leque de opções de quem trabalha com arte digital também aumenta consideravelmente. Trata-se de um profissional com grande versatilidade, que pode tanto criar obras para pessoas, marcas, peças publicitárias, capas de revistas, livros e até mesmo ser diagramador. “Utilizamos na arte digital softwares diversos como Adobe Photoshop, 3D Studio Max, Maya, Corel Drow, Adobe Illustrator, Freehand, FireWork, Adobe Flash, Adobe Premier, Adobe Aftereffects, entre outros. Dentre os tipos de artes digitais destacam-se Ilustração Digital, Animação 3D, Modelagem, Pintura e Gravura Digital, Edição de Fotografia e Imagens”, conta o Sócio-Diretor da ArtAcademia Carlos Alberto Poletini. A fotografia já é considerada uma forma de arte, mas os recursos digitais podem expandi-la. Um fotógrafo pode usar softwares para tratar os seus cliques, fazendo ajustes de cor e enquadramento.
A obra ao ser revelada no desejo da interatividade, que se vai afirmando na requisição da participação do outro como elemento fundamental para a sua concretização, enuncia um posicionamento que se diferencia na forma e no resultado que se vincula pelos meios tecnológicos, quer em relação ao espaço quer em relação aos procedimentos. No campo dos estudos das artes, adivinha-se cada vez mais importante uma procura empenhada na constituição de um fio condutor, neutro e de alcance o mais universal possível, com o intuito de compreender uma componente ideológica que se pode revelar na atitude ideológica inerente à utilização das novas tecnologias. Esta pesquisa aborda o tratamento da informação em ambientes digitais, tema que envolve o registro, a organização dos dados e dos acervos e a preservação das obras, considerando os meios tecnológicos existentes. Sua base teórica repousa no reconhecimento da Documentação e recorre também às teorias da Ciência da Informação, bem como na relação da organização do conhecimento com a tecnologia. Esse aporte é, por sua vez, relacionado ao campo da Arte e da Cultura Digital, considerando as peculiaridades das artes digitais, cujos trabalhos, geralmente realizados de forma colaborativa, são muitas vezes efêmeros, uma vez que disponibilizados para atualização.
Podemos também aplicar texturas e comportamentos de tintas diferentes na mesma arte, como composições mistas simulando o envolvimento de tintas a óleo e aquarela, por exemplo. As borrachas também são tão customizáveis quanto os pincéis, mas ao invés de adicionar cor, removem. Da mesma forma que nas mídias tradicionais, utilizamos pincéis e borrachas para adicionar e remover cor, respectivamente.
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