Atendimento ao cliente B2B
Por isso, que o melhor a se fazer nesse caso, é ter uma abordagem consultiva. Entenda o que é chatbot para empresas, como essa ferramenta pode ser útil para o seu negócio e 3 exemplos de empresas que já utilizam. Também chamado de multicanal, é a venda por canais diferentes, online e offline, mas onde não há relação ou integração entre esses múltiplos espaços de compra. As métricas podem ser tempo médio de resposta, tempo de finalização do atendimento, resultado de formulário enviado aos clientes para medir sua satisfação, entre outros. As experiências omnichannel, quando integradas a uma ferramenta como o CRM, são verdadeiras fontes de insights, servindo como uma temperatura de sucesso da empresa. Buyer persona, que nada mais é do que o perfil, ou perfis, de clientes ideais da sua empresa.
Apesar de todas as empresas quererem aumentar a taxa de fidelização e lealdade de seus consumidores, no mercado B2B isso é uma necessidade básica e não um diferencial. Jornalista de formação, pós graduada na FGV em Competitividade e Inovação, tem especialização pela PUC SP e ESPM focadas em branding, inteligência de mercado e marketing digital. Hoje tem o desafio de mudar o atendimento ao consumidor no Brasil aplicando as melhores práticas de Customer Experience e educando o mercado. A prospecção de vendas é uma pesquisa realizada com o objetivo de encontrar potenciais clientes para um determinado produto ou serviço. Como você pôde perceber no decorrer desse conteúdo, o comércio B2B oferece vantagens como um alto volume de transações e recorrência nas receitas. Por isso, é importante investir em estratégias como o bom relacionamento com os clientes e uma boa estratégia de Marketing Digital.
Ofereça experiências personalizadas
Empresas envolvem recursos para mudar de um fornecedor ou projeto para outro. Portanto, a tomada de decisão para compra é mais demorada do que para um consumidor final. Não é apenas um software ou serviço e sim a solução para o problema X da empresa, que pode fazer ela ganhar ou economizar X% a mais. Claro que há exceções, como ao comprar uma casa consultoria vendas ou um carro, mas no geral são vendas de valores mais baixos. Portanto, pode ser mais demorado o caminho até a venda, mas uma vez que ela ocorre, o ciclo tende a ser muito mais recorrente do que para um consumidor final. Portanto, se há muitos influenciadores a serem convencidos, as vendas B2B são mais difíceis de serem realizadas e demoram mais.
O atendimento B2B, cuja sigla em inglês significa Business to Business , é quando o cliente também é uma empresa, e não uma pessoa física. No B2B, o acompanhamento de indicadores e relatórios é crucial para o sucesso das negociações. Um sistema de CRM, por exemplo, pode ajudá-lo a mensurar resultados e a elaborar estratégias de vendas mais eficientes. Por isso, durante os primeiros contatos de prospecção, já tenha como alvo o decisor. Um dos maiores desafios da venda B2B é tornar o processo de venda eficiente.
Atendimento ao cliente B2B: 5 passos para não errar nunca mais!
Além de ser uma vantagem competitiva para eles, você garantirá algumas vendas antes mesmo de anunciar o produto em grande escala. Na maioria das empresas, clientes que antes consumiam regularmente podem simplesmente sumir, deixando apenas uma dúvida sobre o que aconteceu. O SDR é um profissional responsável pela etapa de prospecção no processo comercial. É a melhor forma de escalar o seu processo de prospecção B2B sem perder a qualidade.
Atendimento B2B — como encantar clientes empresariais
Uma dessas diferenças se trata de que os primeiros são muito mais exigentes que os consumidores finais. O preço até pode ser um fator de peso quando envolve uma decisão de compra. Mas, se a empresa não proporcionar uma experiência única e altamente satisfatória, é só questão de tempo para que o cliente busque um fornecedor preocupado em manter uma relação saudável. Em um primeiro momento pode parecer que a empresa que entrega o menor preço tem vantagem sobre a concorrência. No entanto, sabe o que realmente vai garantir a fidelização do cliente?
Por conta disso, é essencial que você invista em estratégias que possam tornar essa relação mais eficaz e duradoura, como as que eu mencionei nesse conteúdo. Tanto o Customer Relationship Manager quanto o Enterprise Resource Planning são ferramentas essenciais para melhorar e personalizar a experiência do cliente B2B. Elas organizam os dados de cada cliente, sabem quem ligou, o motivo do contato, há quanto tempo está na empresa, quais são suas necessidades, dentre várias outras informações. A venda B2B está relacionada a diversos tipos de bens de consumo e serviços.
Já no B2B a aprovação de vendas passa por diversas partes interessadas, e a integração e treinamento levam mais tempo. O processo é mais demorado e pode exigir intervenção manual para que evolua. É assegurar que o cliente está atingindo seus objetivos e expectativas com seu produto.
A intenção é fazer com que o cliente perceba valor na sua solução e seja convencido a adquirir seu produto ou serviço. Agora, é hora de começar o processo de fidelização do cliente, trabalhando estrategicamente a etapa pós-venda. Esse processo é essencial para garantir que a empresa contratante tenha sucesso com a solução adquirida. Quando o vendedor já tem contatos qualificados e informações sobre cada um deles, consegue indicar a melhor solução disponível para cada um dos leads. Por isso, na hora de pensar estratégias para vender mais, é essencial levar em conta essas diferenças, buscando construir um planejamento que se adeque às necessidades específicas do mundo business-to-business.
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