Como O Coronavírus Pode Mudar, Para Sempre, A Indústria Do Cinema

Como O Coronavírus Pode Mudar, Para Sempre, A Indústria Do Cinema

Edison realizou, no final do século 19 e início do 20, diversas patentes no que diz respeito a dispositivos para produção de filmes, as quais utilizou como saída para persuadir outros detentores de patentes a formarem uma associação. Não demorou, no entanto, para que a busca pela organização do futuro —marca importante da indústria do cinema, que prevê estreias com até cinco anos de antecedência— fosse dando com os burros n’água. Os cinemas, de toda forma, já começaram a ser atropelados pela velocidade das mudanças nestes tempos de exceção. À revista Le Film Français, o presidente da Associação Nacional dos Cinemas Franceses, Richard Patry, afirmou que, para além do medo de contaminação pelo coronavírus, há o impacto que o confinamento, e o tempo passado no sofá, já teve sobre o público.

O setor produtor apresenta-se como o principal alvo das políticas, sendo que as políticas destinadas aos outros segmentos da cadeia são recentes. Mesmo com uma produção nacional dinâmica, a indústria encontra um ponto de estrangulamento nos setores seguintes da cadeia produtiva, especificamente no tangente à distribuição dos filmes nacionais. A ação do mercado distribuidor é concentrada nas empresas majors, que apresentam a estratégia de apostar em um único filme, homogeneizando a distribuição e atribuindo menor competitividade aos filmes nacionais. A presença das empresas transnacionais no país favoreceu uma modernização das salas de cinema. Com um padrão de qualidade internacional, o setor de exibição cinematográfica oferece ao público toda a infraestrutura necessária para o conforto no momento de contemplação de filmes. Isso caracteriza o mercado exibidor no Brasil como um bom ofertante de qualidade.

Diante desse cenário, os analistas do setor se perguntam como ficará o hábito do público quando o surto de coronavírus. Muitos acreditam que o streaming se consolidará ainda mais – aumentando a distância entre serviços modernos e os mais tradicionais.

Filmes Em Que A Natureza Venceu A Humanidade

Tivemos no último domingo (25/4), na edição de número 93 do Oscar, principal premiação do cinema mundial, a segunda mulher a vencer a categoria de Melhor Direção na história de Hollywood. Chloé Zhao, chinesa nascida em Pequim em 1982, surpreendeu a academia com seu Nomadland. Por outro lado, tivemos outras obras que marcaram a cinematografia mundial, ganhando espaço em coleções de DVDs e debates sobre temas tão importantes quanto fundamentais para quebrar diversos tabus. E, em um ano cujo estímulo às produções ainda estava em alta, o Brasil passou a ser novamente admirado pelos cinéfilos mundo afora, pois a qualidade narrativa passou a ganhar apreciação técnica, algo que, ainda naquela época, não era comum. Essas e outras práticas serão essenciais para atrair o público, que, até o devido regresso, terá passado por um bom tempo sem acessá-la em seu formato original. Para a cineasta, os exibidores de longas-metragens poderão aproveitar do quanto a ida ao cinema fez falta durante esse período e implementar novas ideias. Recomendou a suspensão de eventos públicos ou particulares, como reuniões com mais de 50 pessoas, para evitar a propagação da Covid-19, todos os cinemas paranaenses tiveram que suspender suas atividades, sem nenhuma previsão de retorno.

mudanças na indústria cinematográfica

ataque Dos Cães E duna Lideram Indicações Ao Oscar 2022; Veja Lista Completa

A televisão a cabo e os serviços on-demand, além das plataformas de streaming como a Netflix, facilitaram a vida dos espectadores e provocaram uma crise no circuito exibidor. Hoje em dia, boa parte dos lucros das salas de cinema não estão nas vendas de ingressos, mas nas bombonières . A empresa Cinemark é a líder no mercado de salas de exibição de cinema no Brasil, com 484 salas, sendo que todas essas são instaladas em shopping centers. A empresa atende 29 cidades do país, com salas de cinema sempre muito bem equipadas e com infraestrutura de ótima qualidade.

Emerging Economies And The Commodities Bust: Team Up With The West

A indústria cinematográfica é o mercado que envolve a produção de obras para o cinema e outros meios. Dessa forma, ela é uma das áreas mais importantes para o setor do entretenimento e tem passado por transformações relevantes com a chegada de novas tecnologias. O impacto da pandemia também foi sentido nas premiações do entretenimento.

Como forma de conter a propagação do coronavírus, e seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde , salas de cinema em todo o mundo estão fechadas. Além disso, as produções e gravações de novos longa-metragens e séries foram suspensas. Por isso, a indústria do cinema é hoje uma das mais afetadas pela crise do coronavírus. Praticamente não existe setor da sociedade que não tenha sido tocado de forma profunda pela pandemia do novo coronavírus. O setor de entretenimento foi um dos mais atingidos, com o fechamento de salas, eventos públicos e atrações mudando a forma como lançamentos e divulgações são realizadas, assim como o moinho do dinheiro entrando nas contas dos estúdios. Movimentos rápidos, alterações de planos e uma aceleração de iniciativas digitais se tornaram essenciais e, para o mercado, permanentes.

O avanço no número de assinaturas de plataformas de streaming chegou a 26%, representando 232 milhões de novas contas, assim como o aumento da receita, que subiu 34%, representando uma arrecadação de US$ 14,3 bilhões. Após mais de um ano fechadas, as salas de cinema começaram a reabrir e retomar suas atividades em quase todo o território nacional no mês de outubro. Mesmo com a presença ainda tímida do público, a reabertura representa o início da recuperação do setor audiovisual, e foi assunto do programa Art&Cultura, da Rádio Uninter, transmitido no dia 27 de outubro de 2021. Embates constantes, mas gostaria de acrescentar os fãs de ficção científica e da teoria schumpeterianas à discussão sobre os rumos dessa indústria cinematográfica. Talvez alguém saiba dizer se estamos voltando pro início ou inventando novas formas para o entretenimento. Então se aconchegue na poltrona, escolha aquele filme favorito e pegue a pipoca.

Pacotes combinados reduzem um pouco esse valor, mas, ainda assim, quem quiser usufruir de tudo o que essa nova onda tem para oferecer deve se preparar, principalmente se decidir aderir às cobranças extras para acesso aos lançamentos do Disney+, por exemplo. Existem, claro, vozes contrárias a essa digitalização, com Christopher Nolan, de Tenet, sendo uma das mais fortes. Ao mesmo tempo, do outro lado estão os relatórios financeiros, que indicam séries o sucesso das empreitadas em streaming e um aumento no consumo de entretenimento durante a pandemia. Não é difícil imaginar quem fala mais alto aos ouvidos dos investidores e executivos. A sensação geral é de que os grandes estúdios não precisam mais controlar orçamentos e divulgação quando se fala em produtos focados no streaming, capazes de entregar o mesmo grau de interesse e faturamento que as produções de TV aberta ou cinema.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.