Cuidado Ambiental

Cuidado Ambiental

Os dados sociodemográficos foram analisados por meio do PASW Statistics (Versão 21), no qual foram realizadas estatísticas descritivas (distribuição de frequência, média e desvio padrão) úteis para caracterizar os participantes.

Já as análises das redes semânticas naturais sobre os conceitos sala de aula e cuidado ambiental foram feitas por meio de uma versão adaptada da folha de cálculo, em planilha Excel.

Com o propósito de avaliar as características das percepções dos participantes sobre cuidado ambiental e sala de aula, foi utilizado um instrumento fundamentado na técnica de RSN.

Este instrumento foi apresentado contendo, na primeira parte, quatro blocos, cada um deles com cinco linhas em branco, para serem preenchidas por palavras (exceto preposições, conjunções e artigos) produzidas por meio de associações livres de palavras.

O Produtor de Água do Pipiripau é fruto de uma articulação multi institucional de dezesseis atores assinantes do Acordo de Cooperação, construído com base na determinação das instituições e do comprometimento dos produtores rurais, peças fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho.

Hoje, além da restauração ambiental, existem produtores conscientizados sobre a importância do uso adequado do meio ambiente, onde cada um assume a adoção de boas práticas de produção agrícola e compromissos dentro do planejamento do programa.

Cuidado Ambiental e Prevenção de Verminose

O cuidado ambiental é percebido no zelo pelo meio ambiente, pelos recursos naturais disponíveis na fauna e na flora e no manejo com a produção.

A questão ambiental deve fazer parte das discussões nas ações educativas, pois este debate favorece para que as pessoas reflitam o que seja ecologicamente saudável.

No Brasil

Uma parcela considerável (25,6%) defende que apenas as pessoas que trabalham na escola são responsáveis por sua limpeza. Já 10% responderam eu, como se considerando responsável pela limpeza da escola e, apenas 3,3% disseram que são os professores e os diretores da escola os responsáveis por sua limpeza.

Inicialmente, foi realizada uma análise das informações sócio demográficas no intuito de traçar um perfil do grupo de participantes para melhor compreender como esses se posicionam frente às práticas de cuidado com o ambiente escolar.

Dessa forma, destaca-se a sala de aula como ambiente de crescimento não só cognitivo, mas também de cunho pessoal, literal e emocional; como influente no desenvolvimento da relação dos alunos com a aprendizagem, direcionando todos os aspectos do desempenho dos estudantes, tanto em termos de saúde quanto de aprendizado na questão das estações de tratamento de efluentes.

Com base no panorama exposto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos alunos frente às práticas de cuidado com a sala de aula, por meio de um estudo exploratório, de caráter qualitativo; reunindo evidências que incrementam a promoção de aprendizagem e de formação de um sujeito consciente de seus direitos e responsabilidades.

Portanto, é preciso considerar na investigação aspectos psicológicos, como é o caso da percepção como construto envolvido nas ações de cuidado com os ambientes.

Trata-se de um estudo reflexivo sobre o cuidado ambiental, verminose e promoção da saúde e ações educativas em saúde ambiental exercida em uma comunidade.

Observou-se que a educação ambiental é um tema que engloba a saúde e qualidade de vida humana, sendo necessárias que o profissional enfermeiro insista e crie estratégias de promoção da saúde de acordo com a legislação proposta do SUS minimizando índices de parasitarias promovendo a qualidade de vida da comunidade.

Em resumo, foram verificadas percepções favoráveis para a elaboração de um conhecimento adequado que, embora ainda superficiais, podem promover comportamentos adequados e responsáveis em termos ambientais.

Tratamento de efluentes

A rede da palavra-estímulo sala de aula composta das dez palavras mais significativas para o estudo. É possível notar que estas palavras constituem o contexto em que os estudantes estão inseridos, destacando-se numa visão tradicional a figura do professor como central e importante para o desenvolvimento de atividades e a bagunça como elemento característico devido às relações de amizades que são formadas pela permanência diária nesse espaço.

Os dados sociodemográficos auxiliaram na análise sobre a percepção dos estudantes frente aos cuidados com a sala de aulas. Inicialmente, foi constatado que a maioria dos estudantes (61,1%) entendem que todas as pessoas que trabalham, estudam e/ou visitam a escola são responsáveis pela limpeza do espaço.

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