Diminuir número de veículos é o melhor caminho contra a poluição

Diminuir número de veículos é o melhor caminho contra a poluição

Apelar aos automobilistas como decisores racionais com bom senso financeiro é uma coisa mas, para muitas pessoas, os carros são muito mais do que um simples meio de se deslocar do ponto de A para o ponto B. Então, por que razão os automobilistas têm uma tal lacuna de conhecimentos no que diz respeito aos custos do dia-a-dia dos automóveis? A realidade é que os custos são apenas um fator a ter em conta na decisão de ser proprietário de um automóvel; há também o fascínio emocional. Para tanto, é importante fazer as trocas em um lugar responsável que se preocupa em dar um destino correto para o pneu velho. Outra dica que auxilia o meio ambiente e o seu bolso é manter a calibragem correta dos pneus, pois esse simples cuidado evita que eles desgastem em excesso.

Como o consumo de combustível é um dos principais gastos atribuídos ao uso do automóvel, o aumento nos preços da gasolina e do álcool podem influenciar no bolso do dono de um veículo. Para driblar esse encarecimento, algumas dicas de como diminuir o consumo do carro podem te ajudar a ter litros de economia. Segundo Chiquetto, os resultados apontaram que não basta simplesmente plantar árvores. Mas para a qualidade do ar, há que se diminuir a quantidade de carros nas ruas. Isso só pode ser conseguido com uma melhoria significativa da rede do transporte público e foco em transportes que não emitem poluentes, como a ciclovia e o metrô”, diz. Seja a pé, de bicicleta, ônibus, metrô ou de carona, o fato é que menos carros circulando significam mais qualidade de vida para as cidades, com menos poluição, menos trânsito e todos seus efeitos na população.

Um estudo da Exame apontou que usar táxis para trabalhar diariamente pode sair mais barato que o uso do carro particular. O artigo levou em consideração distâncias de até 10,5km e os valores de algumas das principais capitais brasileiras. Como falamos alguns tópicos acima, o ar-condicionado é a melhor opção quando o carro está acima dos 60 km/h. Abaixo dessa velocidade, as janelas abertas podem ser as melhores amigas na redução do consumo do carro.

Os automóveis poderiam ser rotulados com custos anuais no ponto de venda, da mesma forma que as etiquetas de classificação energética são utilizadas nos produtos domésticos, como lâmpadas, televisores ou máquinas de lavar. Poderiam ser mostradas informações sobre os custos médios de funcionamento e campanhas publicitárias a nível nacional poderiam encorajar os consumidores a calcular com precisão o custo de condução nos seus próprios automóveis. Portanto, uma maneira simples de reduzir os danos ao meio ambiente é usar menos esse aparelho, deixando apenas para os dias excessivamente quentes.

Outra alternativa é a ampliação de vias e espaços para os pedestres, como foi feito em Brasília durante a pandemia, em alguns dias da semana. Os defensores dos modais alternativos indicam que a adoção desses recursos seja feita de maneira mais duradoura, para incentivar a chamada mobilidade ativa. O documento da UCB sugere a sinalização com as cores amarelo e vermelho, para remeter ao sinal de alerta e trazer mais contraste com o pavimento. São sugeridas também barreiras móveis para reforçar a demarcação e evitar acidentes causados por motoristas. O Dia Mundial Sem Carro (22) faz de setembro o mês da mobilidade, mas infelizmente, talvez você não tenha notado.

“Estudos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostram que só o fato de morar em São Paulo é o equivalente a fumar dois cigarros por dia”, alerta o geógrafo. Quanto mais pesado o carro estiver, mais força é necessária para mantê-lo em movimento. Feche as janelas, o teto solar e retire qualquer peso ou bagageiro desnecessário no momento de uso.

Por que é importante diminuir o uso do automóvel?

Se está pensando em comprar ou trocar de carro, leve em consideração aquele de melhor custo benefício no mercado. Algumas dessas práticas ajudam a reduzir cerca de 35% dos gastos anuais relacionados ao abastecimento do automóvel. O automóvel particular continua a ser a principal escolha para o transporte pendular, pois parece que os automobilistas simplesmente suportam os atrasos de tempo, ou pagam as taxas de estacionamento extra ou as taxas de congestionamento.

Portanto, fique atento às instruções do fabricante para manter o seu carro sempre em dia. O conceito é positivo, mas nem sempre traz muito conforto e praticidade para o dia a dia das pessoas. Porém, é possível aproveitar as vantagens desse meio de transporte e ainda evitar grandes impactos do automóvel no meio reteste de GNV RJ ambiente. A tese de doutorado A distribuição espacial da concentração de ozônio troposférico associada ao uso do solo na região metropolitana de São Paulo pode ser consultada no Banco de Teses USP. Desconfie de preços de diesel ou gasolina baratos demais, pois o barato pode sair bem mais caro futuramente.

Que o exemplo do Dia Mundial Sem Carro possa conscientizar cada vez mais pessoas e incentivar políticas públicas. Dentre as dicas de como diminuir o consumo do carro, umas das mais importantes é calcular o consumo de combustível para descobrir qual produto mais indicado para seu veículo visando a opção é mais vantajosa. O indicado é que o valor do litro do álcool esteja abaixo de 70% do preço do litro da gasolina. Sua principal premissa é reduzir a emissão de poluentes e o consumo de combustível.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.