Entenda A Importância E Funcionamento Do Sistema Único De Saúde

Entenda A Importância E Funcionamento Do Sistema Único De Saúde

E o mesmo artigo nº 196 da Carta afirma que as políticas – “sociais e econômicas” – devem garantir o “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Aparece aqui, pela primeira vez na letra da lei, o princípio da ‘universalidade’, uma das mais importantes características do SUS. E é porque essa mudança foi feita lá em 1988 que hoje ninguém por aqui precisa, por exemplo, pagar para fazer o teste de coronavírus nem para ser internado nos casos mais graves. O SUS é um sistema de saúde integrado, com um sistema único de informações, um plano nacional de saúde, além da integração de diversos serviços e ações de baixa, média e grande complexidade.

Considerado um dos grupos de mais riscos de desenvolver complicações causadas pela gripe, os idosos também têm buscado o Sistema Único de Saúde para a imunização, o que exige uma adequação do sistema da saúde para receber essa população. As projeções populacionais do Brasil evidenciam o avanço do envelhecimento da população.

Por isso, a Pesquisa Nacional de Saúde investigou alguns fatores relacionados à saúde das pessoas de 60 anos ou mais de idade. “Esses seis plano de saúde beneficência portuguesa campinas primeiros meses, no Brasil, mostraram, em parte, a resiliência do Sistema Único de Saúde”, defendeu. “O SUS é um sistema robusto, mas tem em algumas partes do país – mais em algumas e menos em outras, e isso se reflete, por exemplo, num menor número de mortes em alguns estados e cidades”. Neste sábado, a legislação que regulamenta o SUS completa 30 anos, em meio à pandemia da Covid-19 e obstáculos que permanecerão mesmo depois da crise do novo coronavírus.

Diferenças De Condutas

Em relação à saúde do trabalhador, a assistência é conferida visando à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. E nesse ponto, entre outras diferenças, o Brasil e os EUA, divergem totalmente, principalmente quando se trata de Coronavírus.

Isso porque, segundo ela, o “sofrimento coletivo” que marca um momento como o atual não é suficiente para, “de uma hora para outra”, inverter a lógica dos interesses particulares. Mesmo com uma demanda coletiva, o preço de um produto como o álcool gel, importante para a higienização das mãos e ambientes para o controle da transmissão do Covid-19, simplesmente disparou no mercado.

a importância do SUS

Um país continental, como é o Brasil, apresentará inúmeras dificuldades a qualquer programa governamental que se proponha universal. A saúde como direito de todos e dever do Estado foi pactuada na Constituição de 1988. Antes disso, só tinham acesso ao sistema público de saúde os trabalhadores formais vinculados à Previdência Social. Os demais – trabalhadores informais, trabalhadores do campo, desempregados e suas famílias – dependiam do atendimento de entidades filantrópicas, como as Santas Casas de Misericórdia.

Fundação Oswaldo Cruz, uma das mais importantes instituições mundiais de pesquisa em saúde pública. Mais de 100 pessoas, de todas as localidades do Paraná, não apenas com graduação em Saúde, já completaram as três edições do curso. A UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife promoveu mais uma edição ao vivo do programa Painel UNINABUCO. Desta vez, o tema foi a importância do Sistema Único de Saúde no enfrentamento ao coronavírus.

A atividade aconteceu nesta sexta-feira, no perfil da Instituição (uninabuco.pe) no Instagram. ARAÚJO, PPA. Análise comparativa dos modelos de gestão dos sistemas de saúde do Brasil. Além de uma atenção básica bem ampla, há os serviços da atenção secundária e terciária, que dão seguimento ao tratamento e cuidado dos pacientes. Já a vigilância epidemiológica nos proporciona o conhecimento, para detecção ou prevenção dos fatores que determinam e condicionam a saúde individual e coletiva.

Volta e meia aparecem novamente o debate que propõe o fim da gratuidade universal do SUS. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por exemplo, já questionou se era justo uma pessoa que recebe 100 salários-mínimos ter o atendimento 100% gratuito. “O desafio de hoje é o sucesso de ontem. Se o SUS não tivesse integrado tanta gente, o pessoal estaria morrendo e a gente não estaria sabendo. O SUS atende mais de 100 milhões de pessoas, o que pressiona o sistema e cria filas”, diz. Para Oswaldo Tanaka, da USP, para além do atendimento dos casos de Covid-19, a importância do SUS é imensurável.

A Importância Do Sus

Diante de tudo o que foi citado, somado a essa triste situação que vivenciamos hoje, com certeza o tratamento das pessoas infectadas com o COVID-19 tem essa base ofertada gratuitamente, ajudando, assim, essa população. A deputada Márcia Lia , organizadora do ato, classificou o evento como “um grito de defesa do SUS, da democracia e da vida para que tenhamos a vacinação o mais rápido possível”.

A solenidade contou com a participação de membros de frentes em apoio a vida e apoio a luta antimanicomial, além de parlamentares municipais e a deputada federal Erika Kokay (PT/DF). O IBGE considera inadequado o domicílio que tenha pelo menos uma das características como parede sem revestimento; madeira aproveitada ou outro material; telha sem laje; piso de cimento, terra ou outro material; e domicílio sem banheiro exclusivo. Se a classificação de habitação inadequada incluísse falta de serviços de saneamento básico, como coleta e tratamento de esgotos, o porcentual seria bem maior.

Para ele, um dos maiores obstáculos é o tempo que demora para levar o paciente da atenção básica até as especialidades, que ainda se concentram nos grandes centros urbanos. Desde a criação do SUS, quando comparamos as curvas da participação percentual dos entes, a curva do governo federal diminuiu, enquanto a sobrecarga nos cofres públicos municipais aumentou. Em 2019, o ente municipal foi responsável por colocar 31 bilhões de reais a mais do que o mínimo constitucional.

Os princípios e diretrizes do SUS padronizam sua organização, suas ações e seus objetivos em todo o Brasil, não só em suas unidades, mas também no setor privado a ele conveniado. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, nº 8.080, que determinou os parâmetros de como deveria funcionar o sistema público de saúde. Em 2000, com a aprovação da Emenda Constitucional 29 (EC-29), o SUS passou a ser administrado de forma tripartite e com recursos dos três entes federados. Integrados às comissões da Assembleia Nacional Constituinte, os sanitaristas desse movimento conseguiram incorporar na agenda a universalidade do acesso à saúde, que foi consagrada como direito na Constituição de 1988 e efetivada na criação do Sistema Único de Saúde .

Tags:
Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.