Faculdade de Educação Física e Desportos

Faculdade de Educação Física e Desportos

Subindo de carreira, o profissional pode ser indicado à Confederação Brasileira de Futebol . Chegando à elite do futebol nacional é possível então galgar espaço no quadro da FIFA e, quem sabe, chegar ao ápice de estar presente em uma copa do mundo. Segundo Santos o campeonato brasileiro do ano de 1999 bateu todos os recordes de violência da última década. Não é difícil encontrar diariamente, nos meios de comunicação, relatos de violência envolvendo atletas, árbitros, dirigentes e agora principalmente torcedores.

“Conhecer as regras eles aprendem na escola. Eles precisam entender tudo o que envolve uma partida. Nós temos 700 contas em empresas de estatísticas, as mesmas que os clubes também assinam. Mas eu não sou o pai dessa criança. É ideia da Fifa. É tudo o que eu aprendi como instrutor da Fifa, né?”, afirma. Assim como falamos antes, a profissão de árbitro é totalmente autônoma, sem vínculo com as federações e nem suporte suficiente à preparação. Inicialmente, aliás, o árbitro de futebol sequer entrava em campo.

Quanto mais informações tiverem, mais estarão preparados e mais decisões corretas tomarão. No caso da FERJ (Federação Estadual do Rio de Janeiro), a instituição teve a ideia de padronizar a formação dos árbitros no Brasil. Ou seja, em um lugar e realizando apenas um curso, o formato reúne diversas federações no currículo.

Todavia, nem sempre sua interpretação é aceita pelos outros envolvidos na situação. No julgamento que ele faz, segundo Brygton (1982, p. 28), “a decisão ética é extraordinariamente criativa e vivenciada profundamente porque ela emerge junto com os lances mais emocionais do jogo, e fatores internos também não podem ser relegados na dinâmica desta atividade”. Predisposições perceptuais sobre situações e pessoas, emoções, sentimentos, expectativas, aspectos culturais internalizados, são alguns dos fatores internos que fazem parte desta intrincada rede de elementos que está imbricada nas ações e decisões do juiz. Quando Paulo Cesar Zanovelli iniciou o curso de Educação Física na UFJF, em 2011, não imaginava que, aos 28 anos, teria tanto prazer em exercer uma função ligada ao futebol que não fosse uma das mais populares, como atleta ou treinador. Eis que a vontade de estar na área do esporte mais popular do mundo, o encontro com o ofício de árbitro e a competência do juiz-forano o recompensaram.

O papel dos árbitros e juízes no esporte

Capacitação e formação dos árbitros de futebol

Manzolello (19–) comenta que o cartola que não vive o futebol, não deveria viver na atual estrutura do futebol. O dirigente faz o que faz com os clubes e federações e não se sente responsável. Se entra em campo para desacatar o árbitro e, em conseqüência, é suspenso, quando o é, para que serve a punição? Os cartolas exploram seus clubes colocando-os em um buraco sem fundo e no máximo que podem fazer com eles é não os reeleger. Não se sabe ao certo quando as mulheres começaram a atuar como árbitro.

Neymar desabafa após cartão amarelo por comemoração: ‘Futebol cada vez mais chato’

Além da necessidade de rapidez nas decisões, o sistema legislativo jus-desportivo é bastante específico, e, invariavelmente, decisões do Judiciário acabam por não observar as especificidades da Lex Sportiva. Um renomado órgão de imprensa como esse, tem uma extraordinária responsabilidade diante da informação que traz ao público, devendo ela ser sempre correta e exata. Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. O índice de coerência refletiu o paralelo estabelecido entre a discordância ou concordância com as decisões das personagens, e as ações sugeridas pelos participantes. A proporção da coerência indicou, pois, que estas ações se assemelharam com as justificativas dadas no primeiro momento em que responderam se concordavam ou não com as decisões injustas tomadas pelas personagens, nas quatro histórias. “Eu acredito que, em três ou cinco anos, isso possa acontecer no Brasil. Não da maneira que se pensa, mas pelo menos haver um grupo seleto”, opina Salmo Valentim.

Desse modo, o juiz de futebol a profissionalização do juiz de futebol no Brasil deve se problematizada. Ainda não há vínculo de trabalho com as federações, por exemplo. Por isso, é uma profissão autônoma, mas sem treinamentos ou nada similar, e sem vínculo empregatício.

“Sou de Juiz de Fora, mas fui para São João Nepomuceno aos 16 anos e voltei para estudar na UFJF aos 21. Sempre gostei muito de futebol, mixbet nunca fui muito bom de bola, mas gostava de brincar. E a arbitragem entrou na faculdade com um colega meu no futsal, o Renato Siqueira.

Raio-X: Tudo sobre Real Madrid x Barcelona, pela Copa do Rei 22/23

Estamos caminhando para um tempo de excelência na arbitragem – opina Lucas, que hoje é árbitro em jogos do Campeonato Carioca Sub-15. O segundo lugar atribuído ao critério Deontológico demonstrou fortes indicadores de que árbitros e torcedores valorizam e respeitam regras, normas e regulamentos que permeiam este esporte, e os consideram em seus julgamentos. No entanto, com poucas diferenças significativas, os árbitros se mostraram mais deontológicos, possivelmente, porque se consideram guardiões das referidas regras.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.