Importância do turismo para desenvolvimento das cidades

Importância do turismo para desenvolvimento das cidades

“Nosso estado tem um grande potencial, é preciso criar oportunidades de negócios para atrair mais turistas, seja com eventos ou projetos ligados à gastronomia, à cultura, à música regional, entre tantas outras ofertas. A máquina do turismo é muito forte, movimenta a economia, gera receita, trabalho e renda”, salientou. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda.

Destino adorado por viajantes do mundo inteiro, Porto de Galinhas recebe cerca de 800 mil visitantes por ano. Se a proposta é curtir uma praia observando paisagens paradisíacas, Porto de Galinhas é um dos mais recomendados pontos turísticos do Brasil. As melhorias podem ser sentidas também pelas populações Saídas diárias do catamarã Biotur que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente. Dessa forma, o turismo verde se caracteriza pelo tripé “interpretação, conservação e sustentabilidade”. Contudo, é importante ressaltar que turismo sustentável não é a mesma coisa de turismo verde (ou ecoturismo ou turismo ecológico).

Os visitantes estrangeiros vêm sobretudo de países sul-americanos, como Argentina, Chile e Paraguai, mas também de outras localidades, como dos Estados Unidos. O turismo internacional, entretanto, representa uma parcela muito pequena dessa atividade no Brasil, predominando o turismo doméstico. O orçamento de Sesc e Senac tem origem na contribuição compulsória das empresas, que é recolhida pela Receita Federal da folha de pagamento dos trabalhadores e repassado para as entidades. Com mais estrangeiros visitando o país, aumenta a demanda desses setores, que fatura mais e contrata mais trabalhadores.

As instituições financeiras costumam cobrar a entrega das demonstrações contábeis e a relação do faturamento mensal dos últimos 12 meses. Os orçamentos de obras civis e a relação dos bens a serem adquiridos no Brasil e no exterior também. Completam a lista de exigências o estudo de viabilidade econômico-financeiro e o plano de negócio.

Afinal, como você já deve saber, fazer turismo recreativo é uma das melhores terapias que existem, capaz até de aplacar problemas emocionais. Nesse sentido, a Lei Geral do Turismo, também cita entre os seus principais objetivos a promoção do desenvolvimento de regiões antes esquecidas. Inclusive, a própria Lei Geral do Turismo aponta a preservação ambiental como um dos seus principais objetivos. Dessa forma, devido a quantidade de atrativos e maravilhas existentes nestes lugares faz com que milhares de estrangeiros queiram conhecer, não apenas para passeio. É comum encontrar turistas estrangeiros, os quais estão investindo em pousadas, prédios, condomínios fechados, e se apropriando de praias, dunas e mangues.

Qual é a importância do turismo?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 63,1 milhões de passageiros domésticos voaram em 2021. Muitas outras civilizações contemporâneas ou não às citadas registraram viagens turísticas com causas variadas, relacionadas à saúde, ao bem-estar e à religião. Destaca-se, além disso, a importância das trocas comerciais nos grandes deslocamentos em diversos períodos históricos. O turismo possui diversas definições que foram sendo elaboradas e se tornando cada vez mais abrangentes na medida em que os estudos a respeito dessa atividade de deslocamento avançaram. Uma das mais utilizadas é a proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região”, destacou. Ainda de acordo com o portal Mundo Educação UOL, o turismo vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira, sobretudo mais recentemente. Com isso, vem adquirindo importância na geração de receita nas economias locais e nacional, impactando diversos serviços, como transporte, hotelaria, alimentação e comércio formal e informal. A participação do turismo na economia mundial chegou, no ano de 2019, a uma parcela de 10,4% do PIB do planeta, quase nove trilhões de dólares. Além disso, essa atividade foi responsável pela criação de mais de 300 milhões de postos de trabalho naquele mesmo ano, o que reforça a importância do turismo para o setor terciário da economia. A importância do turismo está atrelada ainda à preservação do espaço urbano e do patrimônio cultural e natural de uma determinada localidade.

Em outras palavras, em quase todo o território nacional só é possível oferecer serviços turísticos se houver respeito à natureza em volta. Segundo o dicionário Priberam, a palavra turismo consiste na atividade econômica relacionada com as viagens organizadas, geralmente para lazer, outra definição também se refere ao local onde se prestam serviços de apoio aos turistas. Portanto, fique atento às oportunidades que o turismo tem a oferecer, pois são diversos setores da economia que se movimentam junto com a atividade turística. Um bom começo é participar do curso por WhatsApp Empreendedor de sucesso e conhecer o caminho percorrido por pessoas empreendedoras bem-sucedidas. Assim, para uma atividade, empresa ou destino turístico ser considerado sustentável, esta ou este precisa considerar e equilibrar positivamente os seus impactos, observando as dimensões sociocultural, ambiental e econômica. Contudo, o ressalta que como qualquer outra atividade econômica, o turismo “gera impactos positivos e negativos para as pessoas e para o planeta”.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.