O que é a Arquitetura arte e técnica

O que é a Arquitetura arte e técnica

A teoria da arquitetura é geralmente didática e teóricos tendem a ficar próximos ou trabalharem dentro das escolas. Livros, revistas e periódicos publicaram um quantidade sem precedentes de trabalhos de arquitetos e críticos no século XX. Como resultado, estilos e movimentos foram formados e dissolvidos muito mais rapidamente que os modos relativamente duradouros da história antiga.

Existem diversos tipos de arquitetura, cada um com suas características e estilos próprios. Por exemplo, temos a arquitetura residencial, focada no projeto de casas e apartamentos; a arquitetura comercial, que envolve a criação de espaços de trabalho, lojas e restaurantes; e a arquitetura pública, que inclui a concepção de escolas, hospitais, parques e outros espaços comunitários. Pois bem, em Paris mesmo, – eu prefiro projeto residencial ao tanto que possível citar-lhes exemplos que vocês possam controlar com seus olhos, – em Paris, disse eu, vejam as fachadas das igrejas Saint-Gervais, ou Saint-Paul-Saint-Louis. – Cada uma presenta uma silhueta que não tem nada de comum com a estrutura do edifício, de modo que essas fachadas, vistas de lado, dão o efeito de pranchas isoladas no espaço, estrangeiras ao monumento que elas disfarçam em lugar de anunciar.

Para isso, o arquiteto precisa ter noções de estática da construção e da resistência dos materiais, que são os principais princípios da física, química e mecânica que garantem o equilíbrio do edifício, ou seja, manter-se de pé, funcionando e sem colapsar. Um processo que busca isolar e proteger uma edificação da passagem indesejável de líquidos ou vapores, impedindo a criação de fungos, bactérias ou outros fatores que possam danificar as condições estruturais ou ainda trazer riscos ao bem-estar físico e higiênico dos habitantes do edifício. Mas se essa palavra aparece em textos sobre escadas ou construção civil, ele pode estar se referindo a parte da frente de um degrau, a superfície vertical entre um degrau e outro.

Qual é a base da arquitetura?

Origens e arquitetura vernacular[editar editar código-fonte]

A arquitetura islâmica começou no século VII, incorporando formas arquitetônicas do antigo Oriente Médio e Bizâncio, mas também desenvolvendo recursos para atender às necessidades religiosas e sociais da sociedade. Exemplos podem ser encontrados em todo o Oriente Médio, norte da África, Espanha e subcontinente indiano. Entre os três elementos básicos da arquitetura, o visual, no sentido espacial e monumental, é o que mais nos impressiona.

Arquitetura Brasileira: Características e Exemplos de Obras

E, se isso é sempre verdadeiro – quanto mais estudarem, mais estarão convencidos, – é duas vezes verdadeiro quando se trata dos estudos. Mais tarde, uma personalidade desprendida ou as necessidades acidentais podem aconselhar-lhes por vezes a inflexões, a transações. O arquiteto Grandjean de Montigny foi o responsável pela implantação da arquitetura neoclássica no Brasil.

Inclusive existem regras de alturas mínima e máxima de um espelho para manter a escala dentro das normas, confortável e segura para os usuários. As empenas são conhecidas como as paredes laterais de um edifício, normalmente previstas para ladear uma construção vizinha. Quando se diz empena cega, é quando essa parede não possui nenhuma abertura – seja por motivos de legislação ou para manter a privacidade do interior do edifício.

Exemplos da arquitetura moderna no Brasil:

Ainda não havia uma linha divisória entre artista, arquiteto e engenheiro, ou qualquer uma das vocações relacionadas, e a denominação era frequentemente regional. Um renascimento do estilo clássico da arquitetura foi acompanhado por um crescente número de ciências e engenharias que afetaram as proporções e a estrutura dos edifícios. Nesta fase, ainda era possível para um artista projetar uma ponte, pois o nível de cálculos estruturais envolvidos estava dentro do escopo generalista da arquitetura da época.

Sociologia e filosofia também estão presentes, com tendências como racionalismo, construtivismo e fenomenologia sendo parte importante da história e das teorias da arquitetura. O trabalho do profissional, chamado arquiteto ou arquiteta, envolve, portanto, toda a escala da vida humana, desde a manual até a urbana. Teoria da arquitetura é o ato de pensar, discutir, ou ainda mais importante, escrever sobre arquitetura. A teoria da arquitetura é ensinada na maioria das escolas de arquitetura e é praticada pelos principais arquitetos do mundo. Algumas formas que a teoria da arquitetura toma são o discurso ou diálogo, o tratado ou livro, e o projeto no papel ou ingresso de competição.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.