Paleteira: o que é, tipos e funcionalidades

Paleteira: o que é, tipos e funcionalidades

Além disso, a locação dispensa a necessidade de manter o estoque sempre ativo, ou seja, a máquina é de fato utilizada somente quando é necessária. São relativamente simples de serem operadas e economizam tempo de trabalho para a alimentação de pontos estratégicos em estoques ou armazéns. Vamos trazer informações que todos precisam saber sobre essa máquina tão fundamental no dia a dia de centros logísticos, armazéns e muito mais. A alavanca é então acionada até que o palete perca o contato com o solo para mover a carga até seu destino final.

Por conta disso, seu maior benefício é a possibilidade dos operadores transportarem cargas mais pesadas por trajetos de média e longa distância. Basicamente, a paleteira é um equipamento para transportar cargas de um determinado local para outro. Ela oferece um custo mais acessível às empresas, no qual suporta até 3 mil kg de cargas na hora da sua movimentação. É bastante comum encontrar o equipamento de paleteira em diversos depósitos de indústrias, centros de distribuição, armazéns e muitos outros. Para que uma carga seja transportada, é necessário colocá-la sobre paletes de madeira, que juntam e protegem o conteúdo.

Já com a pantográfica, é possível promover a elevação dos produtos, em uma altura de, em média 1,20 metro. Assim, agiliza a montagem dos paletes, que podem ficar na altura do colaborador que está realizando a função. Uma paleteira é destinada ao transporte de mercadorias, produtos e insumos nas áreas internas da fábrica, podendo auxiliar na disposição dos paletes, facilitando, principalmente, seu içamento. Introduzido no mercado brasileiro em 1990, o palete é um estrado utilizado na movimentação de cargas. Outra vantagem da locação de paleteira elétrica é que dispensa a necessidade do estoque estar sempre ativo, afastando a possibilidade do maquinário ficar inativo na empresa e, portanto, obsoleto. Além disso, o aluguel da paleteira elétrica é indicado para empreendimentos que dispõe de carregamento e descarregamento de materiais em paletes, sendo utilizado em percursos mais longos.

Inclusive, esses fatores vão determinar o modelo também da máquina, já que para corredores estreitos, por exemplo, o melhor são modelos compactos, sem plataforma para os operadores. Para a movimentação com eficiência e rapidez dessa estrutura há um maquinário específico. Estes equipamentos mecânicos e versáteis, são responsáveis por movimentos de transportes, empilhamento e desempilhamento.

Carro Transpalete Paletrans TM3020TN 680mm X 1150mm 3000Kg

Nesse modelo, é utilizada uma bateria como alimentação principal, carregada na energia elétrica. O transpalete manual é basicamente a ferramenta que fora descrita nos tópicos anteriores. A sua principal particularidade é o processo de funcionamento, que utiliza uma bomba hidráulica junto a uma máquina de aço básica para a operação. Essa tipificação vai influenciar na estabilidade da paleteira para o transporte. Quem tiver ambientes mais planos e cargas menores pode optar pela rodagem simples. As empilhadeiras são mais robustas, um maquinário pesado, e conseguem elevar para armazenagem grandes quantidades de materiais.

Qual a diferença de paleteira e transpaleteira?

Transpalete manual

É fácil, prática de operar e apresenta excelente capacidade de carga, ou seja, um sistema robusto, além de ser fabricado com alta precisão e soldagem reforçada. Para que a logística de sua empresa seja ágil e eficiente, é preciso observar os detalhes. Em locais de movimentação limitada, que impede o uso de empilhadeiras tradicionais, as paleteiras viabilizam a locomoção independentemente da distância. Nesses casos, há também a opção de considerar os modelos elétricos que aumentam a agilidade e praticidade de algumas operações.

Carro Transpalete Paletrans Tm2500 Tn Rtn 525Mm X 1.150Mm 2500Kg

Neste tipo, o condutor opera a máquina estando de pé e manuseia o equipamento com comandos. Este tipo é movido por motores elétricos para facilitar o seu deslocamento e para levantar o palete do chão. O modelo elétrico pode contar com a operação a pé ou com o condutor a bordo da transpaleteira. Neste artigo, você conheceu as diferenças entre as empilhadeiras e paleteiras, todos os detalhes Aluguel de paleteiras de cada uma e como fazer a melhor escolha para a sua empresa. Já a paleteira é indicada para armazenar pesos mais leves em relação à empilhadeira, mas podendo chegar até 3 mil kg em alguns casos. Paleteiras, em geral, movimentam cargas apenas ao nível do solo, porém, há paleteiras pantográficas que conseguem atingir alturas de até 1.2m, mas comportando bem menos volume de carga.

Não agregam nenhum dispositivo elétrico, portanto, os movimentos de deslocamento são realizados ao serem puxadas ou empurradas manualmente. Seus patins (as plataformas paralelas que sustentam a carga) podem ser ligeiramente elevadas para levantar o palete do chão e, assim, facilitar seu deslocamento. São de uso muito generalizado na maioria dos armazéns, sobretudo em trabalhos auxiliares. A manual o operador caminha junto ao equipamento, enquanto que, no segundo caso, o operador pode caminhar com a transpaleteira ou estar a bordo, dependendo do modelo. A paleteira hidráulica é semelhante a manual, mas por estar equipada com um mecanismo de bombas hidráulicas, facilita a movimentação e diminui o esforço do operador. Também conhecida como transpalete ou transpaleteira, a paleteira é capaz de locomover grandes volumes de carga de um ponto a outro usando paletes.

Exige habilidade e mais esforço físico do operador, pois não possui nenhum tipo de mecanismo de movimentação. Se for necessário passar por um declive ou rampa, preste atenção à velocidade da paleteira para evitar o risco de desequilibrar a carga. Isso porque transportam em paletes a carga e descarga de caminhões e até com a carga e descarga de containers, ou seja, faz o transporte de cargas em curtas ou longas distâncias. Outro diferencial relevante a se ressaltar é o custo-benefício de cada um. As paleteiras costumam ser mais baratas do que as empilhadeiras por serem menores e de manutenção com preços mais econômicos.

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.