Sapato de salto alto foi criado originalmente para homens!
Em 1868, uma lona resistente e sapato de borracha foram lançados. Eles surgiram quando muitos esportes sociais estavam se tornando moda e imediatamente se tornaram populares entre os jovens ativos. Em 1839, a borracha vulcanizada foi usada para fazer as solas dos tênis da Charles Goodyear, tornando-os mais resistentes ao calor e estáveis. Ele queria criar um sapato que tivesse uma sola interna macia para atender ao conforto do corredor. Quando os sapatos chegaram ao mercado em 1892, eram conhecidos como plimsolls.
Juntos, pai e filho uniram as operações da Arezzo e da Schutz na holding Arezzo&Co, vendendo 25% da empresa para a gestora Tarpon, por R$ 76,3 milhões. Anderson assumiu a presidência e Birman ficou com o segundo posto da hierarquia – e o caminho aberto para uma futura sucessão. A opção por atrair novos investidores era pavimentar o crescimento e alavancar a internacionalização da companhia, sem ficar preso aos altos custos de endividamento do Brasil da década de 2000. A marca canadense Aldo fez um pedido de 30 mil pares, durante uma feira do setor nos Estados Unidos. Para a produção, Birman arrendou por três anos uma fábrica do pai que estava sendo desativada em Matozinhos, Minas Gerais.
Como desenvolver seu negócio de Moda
A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642, quando Thomas Pendleton forneceu quatro mil pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos. As primeiras referências do Brogue como item de estilo, no entanto, remetem ao início do século 20. Tradicionalmente o Brogue é um sapato casual, mas com o tempo ele acabou adotando uma característica bem versátil. Ninguém sabe a época exata em que o Brogue surgiu, mas acredita-se que foi na Irlanda, quando os trabalhadores começaram a perfurar seus sapatos para, assim, a água drenar mais rápido em serviços externos. Mas é fato que o modelo foi popularizado na Inglaterra, pelos estudantes da Universidade de Oxford (daí seu nome) no começo do século 19.
Ao longo da história, foram símbolos de jovialidade, rebeldia, e conquistaram uma legião de fãs graças a lendas do basquete e do hip hop, que deram origem à cultura sneaker. Criados para a prática esportiva, ainda no século 19, esses calçados se tornaram um verdadeiro estilo de vida no fim do século 20. Já no século XVI na França, na corte de Luís XIV os saltos eram objetos exclusivamente masculinos, um símbolo de ostentação e riqueza, onde os homens usavam saltos altíssimos. O rei Luiz XV, devido a sua baixa estatura, encomendava sapatos de salto alto. Nessa época, esse modelo de sapato de salto alto foi disseminado pelos cavaleiros, tanto homens quanto mulheres, que o usavam para equitação. Pouco tempo depois, entraram em cena os saltos mais finos, considerados também mais elegantes.
Estilo rocker: atitude e ousadia para as suas produções de moda
O sapato boneca surge como um calçado unissex, especialmente feito para crianças. Vocês já devem ter visto a cena em que John Kennedy Jr. bate continência no funeral de seu pai, o ex-presidente americano John Kennedy, em 1963. Assim como a famosa atriz mirim de Hollywood, Shirley Temple, usou-os de 1935 a 38. É tão difícil determinar com exatidão a história do cadarço como a história do calçado. Registros arqueológicos de calçados são raros, porque os sapatos eram, geralmente, feitos de materiais que se deterioraram rapidamente. Criado em Veneza no século XV, os sapatos com enormes solas de madeira medindo até 50 centímetros e eram usados apenas por mulheres.
No entanto, nem tudo são flores na história desses queridinhos da moda. Em alguns países, as mulheres dos haréns eram obrigadas a usar sapatos de salto alto, dificultando que elas fugissem ou escapassem dali. Porém, semelhante a uma lâmina e feito de ferro, sua utilização era proibida em alguns locais, pois danificava o chão.Foi nessa época que os sapatos de salto alto começaram a ser remetidos à sensualidade feminina.
A partir dali, o atleta, que ainda era um novato, viu sua linha se transformar em objeto de desejo absoluto. Apesar do sucesso, a parceria entre os irmãos foi desfeita após um desentendimento em 1948, quando Rudolf lançou a Puma e Adolf, a Adidas ; uma junção do apelido “Adi” com as três primeiras letras do sobrenome Dassler. No mundo do showbusiness, nos dolce gabbana tenis cinemas, nas artes, na políticas, na cama, enfim, em todas as áreas humanas, o sapato revela status, atitudes, preferências sexuais, valores artísticos e estéticos e até posições políticas. Entre os utensílios de pedra dos chamados homens das cavernas existem vários que serviam para raspar as peles, o que indica que a arte de curtir o couro é muito antiga.
A diferença entre “status legal” e “período de permanência autorizado” EUA
Como bem sabemos, saneamento básico é uma coisa bastante moderna (apesar de, infelizmente, ainda não estar disponível para todo mundo no mundo todo). Um desses calçados está em exposição no Bata Shoe Museum, em Toronto – Canadá. Botas de couro leves foram usadas na maioria dos esportes até que uma descoberta científica em meados de 1800 abriu caminho para a introdução de um novo tipo de calçado esportivo.
Sendo assim, é possível o motivo que Alexandre Birman ganhou tanta notoriedade nas últimas décadas, conquistando uma grande parte do mercado de calçados no Brasil e no mundo. Em 2007, por conta do fundo de investimento Tarpon, as duas marcas começaram a fazer parte do conglomerado Arezzo & Co e Alexandre assumiu o cargo de vice-presidência nesse período. Na época, Birman tentou implementar esse produto no empreendimento da família, porém, seu pai vetou, pois considerava que aquele modelo era esportivo demais para o conceito da empresa. Porém, Alexandre sempre teve interesse em trabalhar no setor de calçados, por influência da família. Assim, em umas de suas idas nas feiras de calçados italiana, ele conheceu um conceito de palmilha voltada para quem praticava esportes.
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.